Páginas
segunda-feira, 29 de junho de 2009
http://www.ouroboulder2009.blogspot.com
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Notícias 02
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/06/20/parque-nacional-de-itatiaia-vai-ganhar-novas-regras-passar-por-revitalizacao-756436933.asp
II Etapa do Campeonato RJ de Boulder 2009.
Abrigo Rebouças e Travessia Serra Negra
"Tive o privilégio de ficar no abrigo rebouças esta última semana e iniciar a travessia da Serra Negra.
Alguns comentários:
- O abrigo tem um fogão industrial e gás além de energia elétrica. Não há panelas, talheres, copos, geladeira ou chuveiro elétrico. Cobra-se R$22 por dia (10 do abrigo e 12 de trilha)- No abrigo rebouças matamos um rato. Ele fez uma chaminé ousada no fogão industrial (onde mais ele consegue chegar?). A noite ouvimos barulhos do rato no meio de nossa roupas. Então fiquem atentos com a comida...
...O processo de reserva do abrigo deu certo mas foi meio burocrático, exigindo várias ligações (apesar do atendimento da Juliana e do Sarahyba ter sido ótimo). O Sarahyba recomendou usarmos o e-mail usopublicopni@ymail.com para reservas, mas no site está indicado o e-mail parnaitatiaia.rj@icmbio.gov.br. Então não sei qual é o mais correto, recomendo enviar a solicitação para os dois.- Na portaria os funcionários exigem o termo de autorização impresso para acessar o abrigo...
Em relação à travessia...
- Na descida entre a primeira e a segunda cachoeira do Airuoca, tivemos que nos afastar ao lado na trilha porque estava descendo correndo uma boiada de uns 10 bois tocados por um menino. Além do impacto havia um certo risco de "atropelamento". Nesta área, a trilha está meio confusa, pois os bois abrem vários caminhos.
- Vimos diversos bois (uns 20) cercado na cabana de telhas de zinco após a descida.- Quando estávamos acampados na Cabana cabeceira do Airuoca, vimos 3 motos que desceram pela estrada do Alsene e que iam seguir pela trilha da Serra Negra.
- Na cabana cabeceira do Airuoca, havia um "morador"...Mas parece estranho existir um morador onde existem tantas restrições para camping.
- Na subida da trilha do Alsene, vimos diversas vacas sozinhas e alguns cavalos junto a uma casinha.
- Na minha opinião, seria bom se a travessia da Serra Negra pudesse ser feita utilizando a trilha que parte do Alsene, pois, apesar de ser muito bonita a caminhada até a cachoeira do Airuoca, é uma sensação desagradável ver que será necessário voltar boa parte do trajeto já feito (a travessia direto para a Maromba seria muito mais lógica e bonita). Além disso, a caminhada do primeiro dia ficou longa (especialmente se tiver que fazer a estrada do parque). Também, seria ótimo se fossem autorizadas alternativas de camping em outras áreas. Inclusive camping selvagem. Ainda mais levando em conta a quantidade de animais e pessoas que existem nesta trilha, não consigo ver o porque de tantas restrições."
Fonte: e-mail de Ricardo Damian para lista HangOn. Este liberou a reprodução do texto neste blog.
Obrigado por liberer as infos, Ricardo!
Bons ventos a todos!
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Escaladas na Boca do Rego
Seguem algumas imagens minhas tiradas pelo Valdinei na via Descarrego e uma dele na Arrego, ambas na Pedra da Boca do Rego - Resende/RJ. A Descarrego é a mais nova via do point e como a imagem mostra é a mais negativa de todas. Esse é o mais um belo desafio que conquistamos nesse último mês.
Espero que as imagens motive a galera a ir conferir o novo brinquedinho....
Boas escaladas a todos!
Juliano Magalhães
domingo, 21 de junho de 2009
Notícias
http://felipegcamargo.blogspot.com/2009/06/los-incomformistas-9a-11c.html
2- Já acessou uma revista eletrônica de escalada?
http://www.escaladaint.hbe.com.br/revista.html
Bons ventos a todos!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Estudo: Carbonato de Magnésio
Nosso cientistas do RTR continuam seu trabalho com afinco para trazer à você leitor as melhores formas de treino, utilização de material e alimentação de forma a te transformar no Cris Sharma tupiniquim!
Hoje trazemos um complexo estudo dos nossos químicos sobre o pó mágico:
Elemento: Carbonato de Magnésio
Símbolo: MAg
Massa atômica: vendido em embalagens com variados pesos. Cuidado com os potes de tampa amarela!
Tipos: encontram-se dois tipos na natureza: aquele que não gruda na sua mão (também conhecido como farinésio) e aquele que não sai de jeito nenhum da sua mão!
Ocorrência: falésias; blocos; grandes montanhas; mãos, cabelos e unhas de escalador; comida do escalador; pela casa inteira quando se tem um home wall;
Propriedades gerais: pó branco que pode gerar problemas em paradas policiais até você explicar que é escalador e sempre carrega aquele saco de 1kg embaixo do banco do carro!
Propriedades químicas: evita caspa (você sempre pode falar que não tem caspa, é o mag que não sai do seu cabelo!); cura qualquer ferida de escalada; é o melhor tempero existente, principalmente para miojo (o sal só é mais famoso porque é mais barato).
Continuaremos com os nossos estudos e, em breve, mais publicações, com respostas de perguntas intangíveis como: "Por que todo local de escalada tem urubu?"
terça-feira, 16 de junho de 2009
As nove verdades sobre desempenho em escalada:
#1: O melhor treinamento para técnica de escalada (técnica e tática) é escalar;
i. Tempo gasto praticando outro esporte com o pensamento “isso vai ajudar a minha escalada” é tempo perdido;
ii. Apesar de poder haver uma pequena contribuição no condicionamento físico, a prática de outro esporte não traz nenhum ganho em habilidade;
iii. Em resumo, gaste seu tempo escalando que é o melhor que você faz.
#2: As técnicas de escalada são específicas ao tipo de rocha, ângulo de inclinação e textura (propriedades de atrito);
i. Escale nas mais diferentes áreas possíveis para aumentar o seu grau de proficiência na rocha.
#3: Desenvolver a técnica, ao invés de treinamento físico, trás mais benefícios para a maioria dos escaladores, exceto para os escaladores de elite;
i. A curva de aprendizado técnico na escalada é mais acentuada, e continua crescendo por um período de tempo maior, que a curva de ganho de força na escalada obtida com treinamento físico;
ii. Priorize o treinamento de técnica em relação ao treinamento de força numa razão de 3/1. A exceção são os escaladores de elite, para os quais a razão é de 1/2;
#4: Condicionamento físico geral é o treinamento físico mais efetivo para escaladores iniciantes;
i. O objetivo é minimizar a gordura corporal e a massa muscular desnecessária.
#5: Condicionamento físico específico do esporte é o treinamento físico mais efetivo para escaladores avançados;
i. Reduzir ou eliminar o treinamento de condicionamento físico geral e focar os esforços no desenvolvimento de força máxima nos braços e antebraços.
#6: Treinamento de força desenvolve resistência, mas treinamento de resistência não desenvolve força;
i. Um nível mais elevado de força máxima o tornará melhor preparado para enfrentar a seqüência mais forte do crux.
ii. Nos movimentos sub-máximos seguintes você estará apto a utilizar um menor percentual da força máxima. Isto significa mais resistência!
iii. O foco do treinamento deve ser desenvolver força máxima específica para o esporte, particularmente dos dedos, ao invés de resistência.
#7: Energia e tempo desperdiçados estão perdidos para sempre;
i. A maneira mais rápida de aumentar a sua força aparente e resistência não é treinando e sim reduzindo a energia desperdiçada (escalando muito devagar, apertando demais as agarras “overgrip”, posicionamento inadequado, esquecimento de uma agarra...);
ii. Trabalhe o seu auto-conhecimento da energia e do tempo desperdiçados, seja no muro ou na rocha.
#8: Seu corpo não pode ir onde sua mente nunca esteve antes;
i. Crie um “filme” na sua mente com a melhor seqüência de ações a tomar e sempre finalize o mesmo com uma imagem vívida do resultado ideal.
#9: Treinar e escalar provêem apenas o estímulo para o desenvolvimento muscular. A recomposição e o fortalecimento muscular ocorrem apenas durante o sono ou nos dias de descanso.
i. Seus músculos se tornam mais fortes e seu sistema nervoso se adapta aos novos movimentos e solicitações durante os períodos de descanso, não durante os exercícios;
ii. Aumente o período de descanso proporcionalmente ao aumento de intensidade dos treinos.
Fonte: How to Climb 5.12
Autor: Eric J. Horst
Tradução/Resumo: Júlio “Francês”
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Novidades no RTR...
.
.
.
.
.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
Campo Escola no PNI - Parte 01
O entorno do Abrigo Rebouças e da Estrada das Flores é repleto de boulders, blocos, escaladas em top rope e fáceis de guiar, ideiais para quem está começando no esporte.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Via da Semana - Escorrego (projeto)
Olá turma!
Tive a idéia de fazer toda semana uma matéria sobre uma determinada via e colocar todos os betas e características dela aqui. Iniciarei com a via Descarrego que é o mais novo projeto da Pedra da Boca do Rego.
Essa via conta com 10 proteções em grampos e chapas e é toda negativa e mais ainda no final. Ela se inicia por uma outra parada dupla para que a segurança não fique concentrada somente na parada tripla da Arrego. Ela começa reto na direção da quarta proteção da via Arrego por uma sequência de 3 grampos laranja, passa pela segunda invertida da Arrego e sobe por um dique (protuberância de rocha diferente) em diagonal para a esquerda onde tem mais dois grampos laranja e as agarras são de pinças e regletes onde é o crux. Depois disso ela segue por uma fenda invertida onde tem mais uma chapeleta e com pés ruins e mãos boas. Depois dessa invertida ela continua para a esquerda por agarras boas onde tem um bom descanço para entrar na parte mais negativa dela. O final é uma sequência de batentes bons porém meio para baixo e a parede bem negativa (45 graus) e termina num imenso agarrão para costurar a base.
Está lançado mais um desafio pra galerrinha monstro!!!
Obs: Tem a opção de faser a Descarrego (a que começa na fendinha) e entrar para a esquerda e faser o final da Escorrego que a deixará mais forte ainda.
Boas escaladas a tudos!!
Juliano Magalhães
Novidades Na Gruta de Passa Vinte...
Trip Carioca faz mais uma visita a Gruta de Passa Vinte e presenteia a comunidade escaladora com a abertura de mais uma via em sua mágica parede.
Bernardo "Biê" conta tudo em seu Blog "Loucos de Pedra" onde exibe um vídeo do passeio e uma conversa com Lucas "Jah" que fala sobre a sua impressão do lugar e o futuro do Point.
Escalada Noturna e a Cadena da Via "Entre a Sombra e a Escuridão", quando só o que restava era a própria Escuridão.
vale a pena conferir...
http://loucosdepreda.blogspot.com/2009/06/mais-uma-visita-passa-vinte.html
Adamaste,
Felipe Barbosa
Entrevista de Juliano Magalhães ao blog do Eliseu
Eliseu Frechou diz: Iae Juliano, Blz? Me fala o que tá rolando aí na região de Resende, muita via nova?
Juliano Magalhães diz: Oi Eliseu, tudo na paz aqui. Quase todo fim de semana tem novidades. A galera aqui está bem motivada na abertura de novas rotas. Nesse último domingo saiu mais uma via bem forte, na Pedra da Boca do Rego em Resende (RJ).
Eliseu Frechou diz: Esse pico já é antigo. Foi você quem começou a abrir as vias, não é?
Juliano Magalhães diz: Foi sim, começamos a abrir as vias em 2007 e já conta com aproximadamente 23 vias esportivas que vão do 4º grau ao nono e agora um projeto que é a via Escorrego que foi aberta nesse fim de semana.
Eliseu Frechou diz: E quem são escaladores mais ativos nas conquistas e equipamentos?
Juliano Magalhães diz: Os escaladores de Resende que estão sempre ajudando nas conquistas são eles: Valdinei Batista, Almir Neves, Roberto Izidoro, Roberto Soares e George Hamilton.
Eliseu Frechou diz: E o que os motivou a revitalizar o pico? Ainda há muita rocha e espaço para novas vias?
Juliano Magalhães diz: Como a escalada é um esporte de sempre querer novos desafios, resolvemos abrir mais uns projetos para ter bons motivos para freqüentar o pico. O espaço está acabando, mas com o tempo vamos enxergando vias que antes não víamos e achávamos impossível. Aconteceu isso com várias rotas.
Eliseu Frechou diz: Véio, estou vendo aqui o filme que você enviou. Bem bacana! Vou te falar uma parada: quando estávamos fazendo o Manual de Escaladas de Itatiaia e você enviou os croquis da Boca do Rego, o nome desestimulou a gente a ir ao point, ahahahaha. Meu: de onde saiu esse nome quase pornô?
Juliano Magalhães diz: Bom o nome das vias foi inspirado pelo nome do lugar que não é tão bonito, Boca do Rego. Assim a cada conquista era um brincadeira nova com os nomes, sempre inventado um nome mais engraçado que o outro. Arrego, Rego sujo, Rego Caliente, Arregaçado... Mas a palavra "rego" vem de rio, Rego D'água. Hehehehe
Eliseu Frechou diz: Então tá. Mas realmente, o nome é estranho, ahahahaha Véio, manda aquele vídeo bacanão pra galera se inspirar e fazer uma visita nesse pico irado.
Juliano Magalhães envia:
Juliano Magalhães diz: Ok Pitonhead. Foi bom falar com você... Boas escaladas e espero sua visita aqui e na Gruta!!! Grande abraço!!!
Eliseu Frechou diz: Valeu Juliano. Pode esperar que eu apareço aí qualquer hora para conferir as vias.
Para mais informações sobre points, vias e acessos às áreas de escalada, procure pelo Manual de Escalada do Planalto do Itatiaia e região sul de MG e RJ, a venda nas lojas técnicas de montanhismo, ou pelo site http://www.mountainvoices.com.br/. Croquis de outras pedras da região, no site http://www.rtr.110mb.com/.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Escaladas em Búzios??? Tem sim senhor!!!
Alô turma,
Estivemos eu e meu pai, no feriado de passagem de ano de 2008 para 2009,
Havia em Búzios, se não me engano, apenas duas vias no canto direito de Geribá. Neste local concentramos nossos esforços e conquistamos mais seis vias.
O resumo do que tem agora na cidade é o seguinte:
1- Gipsy King - grampos, 8b, grampo ao final.
2- Cartas na Mesa - fenda, Vsup, móvel. Mesmo final da Gipsy King.
3- Cartomante - VI, grampos.
4- Diedro - nome e autores desconhecidos, grampo ao final, IV?, móvel.
5- Via do Tetinho, nome e autores desconhecidos, 7a/b, mista (com chapeletas).
6- Tarô - móvel, Vsup, grampo ao final.
7- Quiromante - 7a, mista (grampo no teto inicial e no final).
8- Realejo - móvel, V, grampo ao final. Começa no grande bloco solto.
Obs: Para fazer as vias móveis/mistas um jogo completo de Camalots é suficiente.
Setor Praia José Gonçalves - canto esquerdo.
- Feliz Ano Novo - 7a, grampos.
- Adeus Ano Velho (variante para direita) - 8b, grampos.
Setor Ponta da Lagoinha
- Jogo de Búzios - 25m, mista, Vsup. Grampo ao final.
Essa via fica localizada direita, chegando na ponta da Lagoinha. A via inicia por um lance negativo onde você deve passar por um grota onde tem dois grampos de inox. Depois a via segue em horizontal em móvel até uma fenda onde a via segue reto para cima, por onde tem uma sequencia de 3 grampos. Sem foto.
Abaixo algumas imagens das escaladas e os vários boulders que fiz.
Vídeos - Escaladas na Boca do Rego - Resende-RJ
Acabaram de sair mais dois filmes fresquinhos do forno... Um que terminei ontem
é com vias diversas na Pedra da Boca do Rego, Parede dos Buracos e alguns boulders com os escaladores locais Almir Neves, Tatiana Magalhães, Juliano Magalhães, Leonel Bastos, Roberto Izidoro e Valdinei Batista.
O outro é o vídeo completo do escalador Roberto Izidoro na via Arrego com a variante arregaçado, VIIIb na Pedra da boca do Rego - Resende-RJ
Seguem os links abaixo para visualizar os vídeos:
Escaladas na Boca do Rego
http://www.youtube.com/watch?v=QUrdod0L3TA
Via Arrego VIIIb - Roberto Izidoro
http://www.youtube.com/watch?v=btBFoh8kFp8&feature=related
Boas escaladas a todos!
Juliano Magalhães
terça-feira, 2 de junho de 2009
Vídeo - Teto da loucura 7c - Boulders Itatiaia
Esse é um dos primeiros videos que fiz...