Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2009

Complexo Boca do Rego

Buenas,

A evolução na escalada de uma forma geral, se faz com muita dedicação, treinos (e mais treinos ) e é claro boas opções para se escalar, ou seja, ir a lugares que permitam aplicar os mais diferentes tipos de técnicas em rocha certo? assim, uma excelente opção para galera da região tem sido o Complexo Boca do Rego.

Pedra do Bode

O Balneário da Boca do Rego se divide em 6 setores distintos, com destaque para a grande diversidade das características de cada pedra, seja no aspecto técnico (grau de dificuldade) ou físico (geologia, abrasividade). Pedra da Boca do Rego(9), Setor Buracos(6), Pedra do Naipe(7), Pedra do Bode(12), Pedra da Cabra(7) e Falésia dos Astros(3). Podemos ainda agregar a estes setores o Blocão Musgueira, que esta localizado a caminho da Pedra do Bode com mais três vias, totalizando assim 47 vias além de diversos boulders quem circundam todo perímetro.
Croqui Boca do Rego

Edilton Guimarães na via Vovô Charles, VIsup

Como Chegar: Já em Resende, pegar a BR – 161 no bairro Alambari próximo a Rodoviária Graal e seguir por 8,5 km até chegar na ponte de arco. Virar à esquerda numa estrada de chão e seguir por 2,5 km até chegar num vilarejo. Virar a direita na bifurcação e seguir por mais 1,5 km até chegar no balneário.

Mapa acesso

Edir Nunes na via Curva do Rego, VIIa

Pedra Boca do Rego

Característica: Primeira pedra conquistada no complexo, inclusive recebendo o nome do Balneário: “Boca do Rego”. Área muito freqüentada por “banhistas” devido ao rio Pirapitinga. Também é uma das mais procuras por escaladores da região em função das diferentes características desta pedra. Tradicional Esportiva, vias de equilíbrio, grande horizontais, proteções móveis. A graduação fica entre IV e VIIIb.

Almir Alicate na via Arrego, VIIIb

Valdinei Batista na via Rego Selvagem, VIIIb

Edir Nunes na via Arrego, VIIIb
Setor Buracos

Característica: O setor mais exigente do balneário. Para quem gosta de Escaladas Esportivas, vai se identificar com este setor. Vias curtas, com grau de dificuldade elevadas e bem protegidas. Com angulação ligeiramente negativa em alguns trechos, tem como principal característica a abrasividade da rocha. Segue uma certa constância de pegada em reglete (pequenas Crocas e Buracos rasos). Graus variando entre VIIc e IXa.

Beto na via Leishimaniose VIIIb

Cândido na via Leptospirose, IXa
Pedra do Bode

Característica: Com inclinação favorável (positiva) e a ausência de agarras bem definidas, sua principal característica é aderência. É uma boa opção para treinar a técnica em aderências ou ainda, para quem esta começando devido ao baixo grau de dificuldade. Trabalha posicionamento e equilíbrio. Esta pedra fica totalmente exposta ao sol, assim, uma boa dica é levar um bom protetor solar, boné, guarda-sol e muita água.

Dimi na via Independência ou Bode, VIsup

Edir Nunes na via Diedro quebra-galho, V

Jr no Diedro Ah se eu fosse homem, IVsup

Obs: Em breve haverá um segundo post sobre o Complexo Boca do Rego com as novas atulizações.

Saluto,
Edir Nunes

2 comentários:

  1. Grande Edir, post de primeira, meu camarada!
    Só tenho uma duvida: e o bodinho?
    Ele não é considerado um setor?
    Abraço e bons ventos!
    Careli

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as vias da boca do rego, valeu pela dica rapaziada!!!!

    Marco Aurélio - Itatiaia.

    ResponderExcluir