segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vídeo - Capitão Caverna - BPO

Semana passada a via Capitão Caverna que fica no BPO (Bosque das Paredes Ocultas) recebeu um up grade e agora ela está saindo do fundo da caverninha. Com várias passadas de teto e algumas costuradas tensas a mais o grau foi elevado, o que tornou o crux que é um dinâmico na virada do teto bem mais difícil.

Boas escaladas!

Juliano Magalhães

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Guia de escaladas - Gruta de Passa Vinte


Depois de tanto tempo ensaiando para fazer o guia enfim hoje consegui terminar mesmo que de uma força bem simples. Foram diversos pedidos da galera para fazer o guia que agora está disponível para a comunidade escaladora.

São nove páginas para impressão que contém o traçado de todas as vias abertas, incluindo as que estão em andamento, descrição de todas as vias, graus, como chegar na gruta, dicas, ética local e geologia. Com exceção da primeira página que é a capa do guia, a impressão gasta pouca tinta da sua impressora.

Para baixar o guia acesse o seguinte link: http://www.mediafire.com/download/a44l6szc9fu41g8/guia_gruta.pdf

Boas escaladas!

Juliano Magalhães



terça-feira, 4 de outubro de 2011

Especial Via Os Três Patetas - Vídeo 3

Fala Galera

Segue o relato e o 3º vídeo da conquista da via Três Patetas na Pedra Selada com vídeos e fotos inéditas.

3ª Investida – Segunda e terceira enfiada

Data: 18 e 19/06/08

Novamente uma semana depois, voltamos para a Pedra Selada. Desta vez marcamos para dormir na base para adiantar o “serviço”. Convidei o Nevaldo Júnior (meu cunhado) e o Mário Sérgio (meu co-cunhado), além é claro do Ricardo e do Abreu. No meio da serra paramos para observar o lindo nascer do sol, e tirei várias fotos maravilhosas, tanto do sol quanto da lua que estava se pondo, são as fotos mais bonitas tiradas por mim.

Iniciamos a caminhada de subida da trilha por volta das 8hs. Como tínhamos levado equipamento para acampar na base demoramos um pouco mais para chegar até a base, 2:30hs de subida.

Descansamos um pouco e demos início a escalada. Levamos 1h para chegar até o final da primeira enfiada, parece muito tempo mas não se esqueçam que eram três pessoas e ainda tínhamos que puxar o equipo. Combinamos de meu irmão ir conquistando no primeiro dia e eu iria no segundo.

A conquista da segunda enfiada foi feita quase toda usando proteções móveis, colocamos apenas algumas chapas para intermediar. Fui até o ponto de parada da segunda enfiada e desci colocando as proteções fixas (trabalho sujo). Esta enfiada ficou muito boa e bonita, principalmente no finalzinho dela. Descemos para arrumar o acampamento.

A noite foi bem tranqüila, menos para o Ricardo que desceu a trilha todinha, a noite, sozinho, para buscar água, recarregar a bateria da furadeira e buscar um rango. Quando ele chegou fizemos um sopão arrumado, tomamos uma pinguinha com mel e fomos dormir.

Às 6:30 hs acordamos, tomamos café a partimos para a pedra, levamos cerca de duas horas para chegar no segundo ponto de parada. Fiz praticamente toda a terceira enfiada em artificial, com certeza era o pedaço mais difícil que havíamos conquistado. Desta vez quem fez o trabalho sujo foi o Ricardo. A via já tinha uns 100m.

Na descida descobrimos que não precisava de papelão para deslizar sobre o mato... era um tobogã de bunda mesmo...rs. Assim terminamos terceira investida.




Abração a todos!!!

Escalareeeeeeeeee!!!!

Roberto Soares