1ª Etapa Campeonato Estadual RJ de Boulder 2009. Categorias: Infantil e 40 Plus.
Kmon Festival
"A idéia surgiu com o enorme sucesso e grande repercussão dos curtas A Bufa, Teto Preto e Gallotti Surreal. A idéia agora é reunir filmes de montanha, de até 10 minutos, e que tenham presentes o humor e a descontração. Depois de selecionados, faremos a exibição em um cinema no dia 8 de setembro, quando também haverá uma festa e a premiação do vencedor. O site do festival é www.kmonfestival.com.br. O regulamento, os prazos e mais informações podem ser obtidas lá. Não deixem de participar!!"
Salutos povo da montanha! Estes dias recebi no orkut um recado da minha amiga Nathalie:
"Careli, por acaso tu ouviu falar de alguma escalada ao lado da Cachoeira do Véu da Noiva, no PNI ?"
Já tinha lido sobre no guia dos irmão Guedes, mas não lembrava muito bem. Entrei na croquiteca do interior do estado no site da FEMERJ e estava lá:
Balanço da Isabel - - - VIIIc Caminho da Cachoeira do Véu de Noiva - P. Baixa Jorge Hamilton, 1998
Resumido os recados que vieram depois: "...to perguntando pq fui la ontem, vi essa via e nao sabia nada sobre ela... Ao mesmo tempo, são chapas antigas... mas a base tá bem limpa..." (Será que tem alguém dando um pega nela?) "...a primeira chapa é alta p..."
Fica aí a sugestão para quem quiser tentar! Leve a namorada/o para dar um passeio no Véu de Noiva , Poranga, Maromba (alias, um passeio que vale muito a pena. A parte baixa do parque é linda demais!) e aproveite para dar um pega nesta via, ela/e nem vai esquentar! rs
Outra que me ocorreu um tempo atrás foi olhando o álbum do meu amigo Dimi, vi uma foto muito bacana em um boulder que eu não conhecia.
Careli, Bloco Macumba
Perguntando, ele me disse que se tratava do Bloco Macumba, um boulder ao lado da Pedreira Pombal (a esquerda, na estradinha).
É um bloco bem bacana para quem está começando. Permite vários problemas fáceis. O mais bacana é começar ele bem no cantinho esquerdo e atravessar a face "negativa", virando o boulder do outro lado! Tinhamos limpado base no fim do ano passado, mas com toda essa chuva que caiu, não sei como está lá agora!
"Visando dar mais segurança às atividades de montanha no Parque Nacional do Itatiaia, bem como atender às normas de visitação do planalto, o Parque Nacional do Itatiaia, através do seu Núcleo de Fiscalização, adotou procedimentos a partir desta temporada de montanha visando limitar a saída muito tardia de grupos excursionistas no planalto. Pelas normas vigentes e Termo de Responsabilidade – que cada condutor assina, juntamente com os demais participantes – o horário de saída do parque é até às 17 horas. Contudo, cientes de que este limite de horário pode não ser compatível com a quantidade de pessoas em cada atrativo, sempre é tolerado algum atraso. Porém, atrasos sem justificativa plausível (como pequenos acidentes de percurso, torções, entre outros) e que passem muito do limite de horário serão advertidos. São muitos os casos de grupos que saem depois das 20 horas sem nenhuma justificativa, fazendo com que os recepcionistas terceirizados de plantão fiquem de prontidão para eventuais resgates. A permanência no parque após o cair da noite potencializa o risco de acidentes e fere as normas do parque e da legislação vigente. Reincidências de atraso serão novamente advertidos e punidos com base na legislação vigente. No começo desta temporada já tivemos casos de saída muito tarde e estes estão sendo advertidos neste momento. Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com o parque ou comigo. Existem novos roteiros de travessia no Itatiaia para os que gostam de curtir a montanha à noite." Daniel Toffoli Analista Ambiental ICMBio/PNI Coord. da Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo
Fonte: Lista FEMERJ
Muita gente acha a medida necessária para evitar problemas com montanhistas despreparados, com pessoas se perdendo e degradação do parque (visto os últimos incêndios), outros acham desnecessário afirmando que impede de fazer certas vias, ou mais de uma via por dia, que, por conta das longas caminhadas, acaba-se restringindo as atividades ao horário de sol mais forte, entre outros problemas. E você, o que acha?
O site Alta Montanha, provavelmente o único site de escalada com atualizações diárias no Brasil e um dos mais frequentados (junto com o Escalada Brasil), publicou recentemente uma avaliação dos melhores e mais ativos blogs de montanhismo e escalada em português. Adivinhe quem apareceu por lá?
O RTR deu as caras junto com blogs que me servem de inspiração (e que eu acompanho sempre que a vida pessoal permite! rs) como o Blog de Escalada, Blog do Eliseu e os nossos amigos aqui da região com o Blog Das Predas.
Obrigado a toda equipe do RTR que se desenrola nos trinta contra a falta de tempo para fazer o blog funcionar, a galera que colabora e a galera que sempre lê o blog, tanto da região quanto de fora! Espero crescermos cada vez mais.
No dia 21 de maio, eu Felipe Barbosa, Valdinei, e Alemão, acordamos cedo e partimos pra Brejê. Fizemos as mesmas coisas como de costume: paramos na padaria, tomamos um pingado...rs e tem gente que não sabe o que é um pingado..., depois subimos aquele morrinho... até chegar na base da pedra... Logo de cara equipei a Songamonga pro Alemão dar uma trabalhada na via, enquanto o Vald e o Barbosa foram para o setor de baixo.
Depois do Alemão ter ralado bastante na via descemos e nos juntamos com os outros dois que estavam na via Apícolas. Como o Vald ainda iria entrar na via resolvi dar um pega na Black Power. Fui escalando e mandando uns betas pro Valdinei porque as duas vias são coladas uma na outra.
Eu na via Apícolas
Percebi que aquele dia seria um dia bem produtivo pra mim... e foi. Depois da black entrei na Apícolas e um escorregãozinho do pé direito me tirou a cadena, mas como já encadenei esta via algumas outras vezes não deixei a bola baixar. Entrei na via Pequeno Alien com sede de cadena... Concentrei-me bem e fui..... consegui mandar a via sacando, inclusive o último lance que é a virada pro buraco, bem exposto. Depois vieram o Felipe e o Vald. Pensei que seria a última via então fiquei dando uns pega no boulder dentro do buraco enquanto os dois descansavam.
Felipe no crux da via Pequeno Alien
Fizemos o rapel e ficamos em dúvida se iríamos trabalhar a via Gato Morto ou a Via Normal do setor lá de cima. Enquanto decidíamos, fizemos um lanche e contamos um pouco de causos da escalada. Peguei a câmera e comecei a tirar foto das inúmeras borboletas que estavam ali por perto.
Aí o Felipe pegou sua sapatilha e ficou tentando fazer a saída da via Gato Morto, foi então que resolvemos entrar nessa via mesmo.
Nos preparamos e o Felipe entrou na via e incrivelmente ignorou-a... mandou de cara.. lembrando que esta via é 7c, estávamos no final da escalada porém arrebentados e ele entrou sacando.... Parabéns Felipe... Mandou muito!!!
Depois o Vald e eu entramos. O Vald ralou pra tentar fazer o início, mas não conseguiu... quem mandou ser baixinho...rs brincadeirinha... o resto da via foi mole pra ele. Eu entrei logo depois com a intenção de trabalhar a via pra uma próxima investida tentar a cadena, mas consegui desenrolar bem o início e no último lance da via caí... mas depois de algumas tentativas consegui mandar..... Foi um dia muito produtivo para todos e o bom é que cada um saiu com uma pendenga de lá... Agora é só treinar....
Pra quem já viu relembrar e pra quem não viu se ligar .
As fitas utilizadas em solteiras, estribos, em ancoragens e nas costuras para minimizar o atrito (arrasto) em travessias e zig-zags. Podem ser compradas em diversos tamanhos, de 10 a 240cm.Nas solteiras e costuras, para uma maior comodidade na hora de passar a corda na costura ou carregá-la presa ao baudrier, muitos escaladores utilizam um elástico para manter a fita junto ao mosquetão. O String da Petzl é um dos elásticos mais conhecidos.Só que utilização de tais elásticos exige cuidado. Caso a fita, ao ser manuseada, entre no mosquetão em que está clipada e presa por um elástico, o escalador corre um grande risco. Veja o desenho abaixo: Sem o elástico a fita simplesmente sairia do mosquetão e o descuido seria facilmente percebido. Porém com o elástico isso não fica evidente. A fita permanece unida ao mosquetão apenas pelo elástico. Somente ao se apoiar na fita é que o elástico irá arrebentar. Foi o que aconteceu em setembro 08, em Salinas, Friburgo, quando o escalador Guilherme Brito fraturou a perna.
Uma sugestão é utilizar elástico apenas em fitas expressas curtas (unicamente no mosquetão da corda) e evitar em fitas maiores, abertas, em forma de anel. Contribuição e desenho de Guilherme Brito.
No dia 6 de maio, eu, Felipe Barbosa e o Júnior Alemão (meu cunhado) partirmos cedo pra Brejetuba. Não tínhamos idéia de quais vias iríamos fazer, mas no caminho já fomos conversando e traçamdo alguns objetivos. Chegando em Cruzeiro paramos em uma padaria pra dar uma forrada no estômago. Por volta das 8hs, estávamos no pé do morro, quem já foi lá sabe que é um morro mesmo, não é a toa que Brejetuba tem apelido de Brejerest...rs. Mas não dá mais que 20min de caminhada. Chegando na base demos uma respirada e resolvemos dar uma aquecida nas vias Songamonga e Marvada, que apesar de serem V e VI grau respectivamente, dá pra gastar um pouquinho de força. Aproveitei e fiz uma filmagem do Felipe na via Marvada VI+, e do Alemão que entrou de top na Songamonga.
Depois disso fomos para as vias do setor da direita, onde estão as vias mais fortes. Já cheguei pronto pra entrar na via Pequeno Alien 7c. Pra mim, essa é a via mais bonita do local, com agarras abauladas e negativa, e mais importante que eu consigo fazer....rs. Borboleta pegando um pouquinho de pó......lem...rs
Meu cunhado fez a seg e o Felipe fez a filmagem. Quase consegui mandar ela toda sacando, faltou só um pouquinho de força pra fazer o último lance da via que é uma oposição em uma fenda pra depois virar dentro do buraco. Descansei e mandei. Logo depois veio o Felipe com o meu cunhado na seg e eu na filmagem. Ele veio muito bem, passou o crux na boa, e veio que veio, entrou no lance onde eu tinha parado, conseguiu pegar a agarra dentro do buraco, só faltava fazer a virada até que aconteceu o inesperado.... Travou............................ a corda?......................................... não o Felipe....rs..Então eu que estava ancorado na via ao lado voltei para o buraco rapidamente, puxando pela corda e dei uma mãozinha pro meu camarada... e aí foi só alegria e vibração. Muito boa essa via. Felipe e eu no buraco de Brejetuba
E pra finalizar entramos nas vias Apícolas 7c e Black Power 7a.
Fico devendo um video da via Pequeno Alien que ainda não foi editado. Assim que estiver pronto ponho ele aki no blog. Tenho dois vídeos mais antigos de Brejetuba, segue os links:
Devido a etapa do Campeonato do Rio e ao feriado dia 9 de julho, em São Paulo, houve uma mudança na data do UBTBoulder 2009:
"Galera atendendo a pedidos (meus e dos cariocas) resolvemos mudar o dia do mais famoso evento de escalada em boulder da praia de Fortaleza do mundo! Agora o UBTboulder vai ser nos dias 11 e 12 de julho.Sim, pra quem é de São Paulo vai dar pra escalar mais dias por causa do feriado do dia 9. Boas escaladas pra todos e até lá." Fonte: http://www.ubtboulder.com/
Agora é só convencer a esposa(o)/namorada(o) de que aquela viagem à trabalho no dia 5 de julho mudou de data!
"A Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo do Parque Nacional do Itatiaia acaba de aprovar um Mapa das Travessias do Parque Nacional do Itatiaia. O Mapa, confeccionado pelo Pedro Refinetti, do CEU (Centro Excursionista Universitário), mostra as trilhas das travessias da Serra Negra (Rebouças-Mauá, via Serra Negra), aberta recentemente, e a Ruy Braga (Rebouças-Sede, além das trilhas mais percorridas do Planalto do Itatiaia, Agulhas Negras, Prateleiras, Couto e Pedra do Altar. O Mapa já está publicado no site do parque, mas o link abaixo vai direto ao ponto.
"Boa Notícia! O Boulder Mallorca está liberado novamente! Agora melhor ainda com uma base mais alta de areia. O Nível da areia subiu cerca de 1 metro. Agora o boulder deve ser iniciado quase que sentado. Está precisando de uma limpeza. K-mon."
.
UP:
Notícia enviada por Felipe Barbosa:
.
"O boulder Mallorca esta limpinho. manda ver moçada.... já da pra voar a vontade... so cuidado com as dores pós Mallorca. rsrsrsrs"
"Curiosidade: este boulder só ficou acessível uma temporada desde sua descoberta!"
Nada como um domingo com os amigos escalando! Esta Trip pro Camelo foi muito boa por conter muitas risadas (descobrimos pessoas largas, mosquetões MST, entre outras piadas internas!) e a primeira cadena de três amigos meus que vem fortes na escalada: Breno, Arthur e Gui! Parabéns moçada, vocês são o futuro da escalada aqui! Tenho que agradecer muito a Naty por ter nos levado lá também, servir de guia e dar os betas das vias e do equipo (tinha um cara colocando o baudrier ao contrário...fu fu fu...)! E eu, bem, tow naquela de ir consolidando o grau! cadenando uns terceiros e uns quartos, sonhando com os quintos ja! heheheheh Deixo as fotos falarem por elas mesmas:
1. Camilla Porto 2. Natália Falcão 3. Luana Riscado
Aspirante Masculino
1. Ian Lima 2. Blanco P. 3. Carlos Penedo
Aspirante Feminino
Não teve o mínimo de atletas necessário.
Destaques:
O menino João Matheus, de 11 anos, deu um show a parte na categoria Aspirante, mostrando que idade e tamanho não são um empecilho. O campeão Eric Teles na 1ª bateria de boulders torceu o tornozelo, e se mostrou um grande atleta entrando na 2ª bateria com o tornozelo enfaixado e ainda assim foi o grande vencedor da categoria master masculina. Daniel Coçada, representante de peso da região.
Um trabalho científico muito sério vem sendo desenvolvido pelos especialistas aqui do RTR e logo um longo artigo sobre como-ser-um-escalador-sinistrão-e-fazer-um-12b-em-dois-meses-de-escalada será divulgado por nossos cientistas que estão utilizando os mais modernos métodos e equipamentos para trazer as melhores informações para você, escalador! Por enquanto, vamos trazer uma parcial do nosso trabalho com dicas infalíveis para você ser um melhor escalador (pelo menos melhor do que eu! rs) e tornar os seus dias de escalada mais agradáveis!
1 - Sempre que o pessoal da base gritar: olha o agarrão na sua esquerda!, verifique a qual esquerda eles se referem: a esquerda mesmo ou a outra esquerda!
2 - Antes de escalar, mentalize o desenho animado preferido da sua infância! Na hora do sufoco, grite com toda intensidade algo referente ao desenho! Exemplo: kamehame-ha, Raduken, Coração (referente aos ursinhos carinhosos)
3 - Nunca pegue trilhas de vaca! Como elas são quadrúpedes e não podem escalar, invejam os escaladores e traçam tortuosas trilhas que começam no nada e terminam em lugar nenhum! Esta briga entre escaladores e vacas é tão antiga que os primeiros escaladores no período paleolítico deram o nome ao insucesso na escalada (tecla sap: queda) de VACA!
4 - Leve um pedaço de papelão para falésias situadas no alto de morros gramados, na hora de descer, poupa um bom, tempo!
5 - Sempre que não conseguir mandar aquela via fácil, fale a verdade aos amigos! Diga que dormiu mal na noite anterior, que sua unha está encravada, que as agarras estão babadas hoje e você pretende se concentrar em outros projetos naquele dia, então não pode perder tempo com uma via tão fácil!
6 - Aquela agarra boa que você está visualizando é ruim! E aquela agarra ruim é pior ainda!
7 - Animais encontrados na pedra durante a escalada tem tendências a BASE jumpers!
Luiz Carlos Ramos (Xará) aos seu 50 anos nos deu um grande exemplo, basta ter determinação e ação para conquistar os objetivos.
Com seu tempo livre meio escasso, mas apaixonado por atividades ao ar livre, esteve no fim de semana passado na Pedra do Bode e Bodinho, onde conquistou um feito bastante interessante: Em sua primeira escalada propriamente dita, Guiou as vias Petit Gateau IVsup e a Buchada de Bode V E2 50m
Petit Gateau :Cadena na segunda entrada Buchada de Bode : Cadena a vista