sábado, 24 de setembro de 2011

Especial Via Os Três Patetas - Vídeo 2

Fala galera!!!

Segue o 2º vídeo da conquista da via Três Patetas na Pedra Selada com vídeos e fotos inéditas.

2ª Investida – Primeira enfiada

Data: 10/06/08

Uma semana depois de ter aberto a trilha voltamos para Pedra Selada. Saímos de Resende por volta das 5 horas e ao contrário da 1ª investida o tempo estava ótimo. No caminho até o Bide ficamos pensando em um nome para via e entre os que apareceram “Os Três Patetas” foi a melhor opção, uma homenagem a nós conquistadores....rs. Começamos a caminhada por volta das 7:30 hs e a medida que íamos subindo o morro as nuvens iam ficando para baixo e a paisagem, sem comentários. Neste dia o Abreu teve a idéia de levar um papelão para ajudar na decida, era para ser colocado as mochilas em cima e puxarmos o papelão, mas não foi bem isso que aconteceu, no final conto esta história.

Então, fomos subindo e admirando aquela paisagem linda até chegarmos na base da pedra duas horas depois. Descansamos um pouco e fomos dar continuidade ao nosso trabalho. Meu irmão foi cheio de gás para via, botou os equipos e mandou ver, a regra era o seguinte: adiantar o máximo possível nos móveis e depois descia colocando as chapas. No meio da enfiada ele fala: “ acho que estou vendo um piton”, eu não acreditei, não havia sinal algum de que alguém tivesse escalado ali. Depois de subir alguns metros ele viu que não passava de um galho...rs, respiramos aliviados.

Após uns 35m ele viu um lugar bom para o 1º ponto de parada, e foi ali que batemos dois grampos. Subi até ele, e logo depois veio o Abreu. Vibramos muito e já demos uma olhada pra ver o que tínhamos pela frente. Os dois fizeram o rapel e o trabalho pesado de proteger a via ficou comigo. Fui rapelando e colocando as chapas.

Agora chegou a parte mais engraçada, a descida. Já eram 16:20 hs quando iniciamos. No inicio da descida abrimos uma clareira que chamamos de mirante, pois tem uma visão privilegiada da pedra e logo depois chegamos na pedra no meio da trilha, fizemos as ligações pra casa, e continuamos a descer. Até chegarmos na árvore seca onde o Abreu havia deixado o papelão, que recebeu o nome de trenó, porque ajudaria a carregar as mochilas. Mas.... o meu irmão, teve a grande idéia de descer em cima do trenó com mochila e tudo. Nas primeiras tentativas ele não teve muito sucesso, mas foi muito engraçado, o mato estava alto e não saia do lugar, de tanto tentar foi aberto uma pista de mato amassado que depois de pronta ficou até radical...rs. Na descida foram abertas três pistas de trenó.

Depois desta aventura ficamos só curtindo o por do sol e a paisagem deslumbrante.




Abração a todos!!!

até o próximo vídeo

Escalare!!!!!!

Roberto Soares

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Campeonato Mundial de Rolamento de Crash Pad

Nesse mês de agosto de 2011 ocorreu na Boca do Rego o evento mais esperado do ano. Resende inteira estava esperando esse grande momento. Com os melhores competidores do mundo a disputa ficou muito equilibrada. A briga foi bonita de se ver e mais uma vez podemos ver um espetáculo!

O Ranking ficou assim:

1º lugar: Cândido Bisneto
2º lugar: Wal Disney (mais conhecido como Valdinei)
3º lugar: Almir Alicate
4º lugar: Daniel Coçada
5º lugar: Juliano na lanterninha

Especial Via Três Patetas - Vídeo 1

Bom Galera

Depois da 1ª repetição da Via Três Patetas resolvi fazer alguns vídeos para passar pra vocês como foi realmente difícil e gratificante a conquista desta via.

Neste vídeo temos vídeos e fotos da 1ª investida. Estou colocando junto um relato de cada investida que fiz na época. Segue o Relato da 1ª Investida e o Vídeo. Espero que gostem..

1ª Investida – Abertura da trilha e início da via

Data: 03/06/08

Primeiramente queria falar de um sonho: fazer uma via no Pico maior da Pedra Selada. Por várias vezes estive no sítio do meu sogro, que é pertinho da Pedra Selada, sempre subindo aquela trilha que leva ao Pico Menor (muitas vezes só eu e a Meg, minha cachorra) e admirando aquele paredão do outro lado. Convidei várias pessoas para essa empreitada, mas quando falava que tinha que caminhar e abrir trilha sempre desanimavam, até eu desanimei algumas vezes. Até que fiquei insistindo com o Abreu, e falei pra ele assim: “depois de abrir esta via podemos até parar de escalar.” Acho meio difícil de parar de escalar mas resolveu o problema. Marcamos para o dia 3 de junho de 2008. Convidei meu irmão Ricardo e o grupo estava feito.

Saímos de Resende por volta das 4 hs, no caminho até a Pedra Selada planejávamos o que iríamos fazer. A trilha já havia visualizado através de fotos, só faltava conferir pra ver se iria sair mesmo.

Chegamos no Bide às 7:30 hs e vimos que o tempo não iria colaborar com a gente, mas seguimos em frente. Fomos subindo o morro descampado que é usado para pasto até chegar a uma árvore seca no meio do nada, eram 8:30 hs. Dali avistamos a pedra que tinha visto pelas fotos e onde imaginava que a trilha iria passar, então subimos em diagonal para esquerda. Após passarmos por muitas samambaias gigantes e muitos arranha gatos conseguimos chegar a tal pedra. Descansamos alguns minutos, vimos algumas possibilidades de sair algumas vias nesta pedra. Também descobrimos que o celular tem sinal ali, então fizemos algumas ligações, até que avistamos a chuva chegando.

Contornamos a pedra pela direita e entramos numa florestinha, sempre com o facão na mão e mandando ver na trilha. Nós estávamos bem sincronizados. Na frente eu ia abrindo a trilha, logo depois vinha o Abreu só aparando e depois meu irmão amassando.. rs. Assim fomos subindo, chegamos a um morro onde ocorreu uma queimada a dois anos e por isso a terra estava preta e solta..

Entramos em outra floresta e chegamos à pedra, aí foi só contorná-la pela esquerda até chegar na base do pico maior. Quando chegamos foi uma emoção só, nosso objetivo tinha sido cumprido e já era 12:00hs. Demos uma olhada ao redor da pedra e avistamos uma via iniciada a algum tempo e não acabada, justamente onde eu planejava para nós abrirmos a nossa via. Então voltamos para base e avistei um diedrão que sumia pra cima.

Já que havíamos levado todo equipo de conquista aproveitamos para dar início a via. Subi no artificial porque a pedra estava encharcada e bati três proteções. Foi o que deu para fazer, estávamos esgotados e ainda tinha a decida.

Levamos cerca de uma hora e meia para descer. Chegamos no Bide arrebentados, mas felizes, já planejando o retorno.



Abraço a todos, Já estou trabalhando no Vídeo 2.

Escalareeeeeeeeeeeeeeeee!!!

Roberto Soares