domingo, 17 de março de 2013

CROQUI - Pico do Papagaio


ACESSO

O melhor acesso para as vias, é pela face Leste do maciço, a partir de uma estrada de terra que liga a cidade de Airuoca ao vale do Matutu. A trilha de acesso sai nas proximidades de um campo de futebol e de um camping. A partir deste local, em cerca de 2 horas, vencendo um desnível de aproximadamente 400 m, chega-se próximo ao maciço rochoso.
A melhor estratégia para se escalar as duas vias, é acampar próximo a base das vias. Água e visual há em abundância, com vista para o maciço de Itatiaia, e outras montanhas próximas. O local para acampamento, é alcançado continuando na trilha que contorna o maciço. Logo após se cruzar o único córrego e um pequeno charco, sai-se da mata em direção a uma crista, lugar perfeito para um acampamento.
As vias, para quem olha do vale do Matutu, estão localizadas exatamente na aresta esquerda do maciço, face sudeste. Olhando do acampamento para o maciço, as vias estão situadas próximas a aresta direita. Para o acesso para a base das vias, a partir do acampamento, retorna-se pela mesma trilha entrando novamente na mata e após atravessar o córrego e abastecer-se de água, sobe-se e em menos de 10 minutos chega-se a uma crista a partir do qual a trilha começa a descer. Procura-se a sua esquerda, dentro da mata, uma fitinha em direção a parede. A partir deste momento, não há mais trilha demarcada, somente fitinhas presas nas árvores, sempre subindo em direção a parede. Próxima a parede, existe um vestígio de um riacho seco. Cruzando este riacho seco, praticamente se está na base da parede. A partir deste momento, continua-se beirando à direita, até encontrar uma fitinha demarcando a primeira via, “Papagaio”. A base é plana e bastante confortável, apesar de estreita. Caminhando um pouco mais a frente, aproximadamente 8 metros, sempre beirando a parede, está o início da via “O céu nunca acaba”. Olhando a partir deste local, para direita, a uns 20 metros a direita, encontramos uma parada em “P”, que segundo informações, é uma via iniciada por cariocas e ainda inacabada na ocasião.


INFO DAS VIAS
As vias foram graduadas preliminarmente com base na graduação da região de Salinas - Nova Friburgo, que resultou em 5º sup VI-b E3 para “Papagaios, e 6º sup VII-b E2 para “O ceu nunca acaba”. Ambas são vias de 4 enfiadas, sendo que a última é um costão bastante fácil, semelhante ao costão do Pão de Açúcar.

Há outra via mais para a direita, que aparentemente se trata da:
Nirvana que você pode conseguir informações com:
Bruno Dias (brunodiasdias@bol.com.br) ou com o Puta (rockon@uai.com.br).



Nenhum comentário:

Postar um comentário