A Região

Marcação dos Points de Escalada


Ver Points de Escalada num mapa maior

Resende é um município localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu território faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais. É uma das cidades históricas do Brasil Colônia. É também o município mais antigo de sua região. De suas terras, formaram-se os demais municípios do Vale do Paraíba Fluminense. Resende é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo, a Academia Militar das Agulhas Negras, a única na formação de oficiais combatentes do exército no país, cuja área total é de 67 km². Resende tem importância nacional e é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.

Geografia

Resende está localizada às margens do Rio Paraíba do Sul e é atravessada pela Rodovia Presidente Dutra. Seu município é o último do estado percorrido pela rodovia antes da divisa com São Paulo.

A extensão territorial de Resende é uma das maiores do estado do Rio de Janeiro. Os limites são: a norte, o município de Itatiaia e o estado de Minas Gerais; a leste os municípios de Quatis, Porto Real e Barra Mansa; a sul e a oeste, o estado de São Paulo.

O município está subdividido nos distritos de Resende (sede), Agulhas Negras, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça e Engenheiro Passos.

Relevo

O relevo do município é típico de vale, estando o município localizado em uma grande planície às margens do rio Paraíba do Sul. Conforme nos afastamos dela encontramos um planalto com leves colinas achatadas e, mais longe, o Maciço do Itatiaia, que compreende uma escarpa da Serra da Mantiqueira, com o pico das Agulhas Negras ao fundo. No outro extremo do município, junto à divisa paulista, encontramos o início das formações da Serra do Mar, com a presença de elevações que geralmente ultrapassam os 600 metros de altitude.

Clima
Gráfico climático para Resende
JFMAMJJASOND
 
 
288
 
30
19
 
 
210
 
30
20
 
 
217
 
28
19
 
 
102
 
27
18
 
 
38
 
25
15
 
 
25
 
24
12
 
 
23
 
24
12
 
 
26
 
26
13
 
 
64
 
27
15
 
 
139
 
27
17
 
 
170
 
28
18
 
 
262
 
29
19
Temperaturas em °C • Precipitações em mm
Fonte: [1]
O clima de Resende é tropical de altitude, a temperatura média anual é de 19°C, com mínimas de cinco graus, em julho e máxima de 42°C, em janeiro. As maiores precipitações são no período de novembro a março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário