terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Parque Nacional do Itatiaia

Nem só de tradicionais vive o PNI!!!

PNI visto da Via Bira.
PNI visto da Via Bira.

“O nome Itatiaia vem do tupi-guarani e significa ´pedra cheia de pontas´. Até 1908, todo o território do parque pertencia à família de Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Visconde de Mauá (1813-1889). Nessa mesma época, muitos colonos alemães chegaram à região e compraram chácaras - seus descendentes estão lá até hoje.

Logo depois que os colonos se estabilizaram na área, as terras restantes foram compradas pela Fazenda Federal e, em 1937, toda a região foi declarada Parque Nacional.

O PNI abriga cerca de 200 vias de escalada numa área de 30 mil hectares, mais um entorno de cerca de dez quilômetros que também obedece a regras de uso e preservação.

A altitude, temperatura amena durante quase todo o ano e a possibilidade de escolher entre a escalada esportiva e a escalada de aventura tornaram o lugar referência no eixo Rio-SPMinas.

As paredes do parque consagraram e impulsionaram o desenvolvimento dos esportes de rocha no Brasil. Tanto no Couto como nas Prateleiras - dois points onde se concentrou a maior parte das rotas, a escalada oferece poucas agarras, predominando a aderência.

Em média, são abertas de cinco a dez novas rotas de escalada no PNI, por ano. A administração do parque cataloga as vias, impõe regras e promove o crescimento das atividades esportivas no planalto.

Foi criada a Câmara Técnica de Turismo de Montanha (CTTM), e o Grupo de Trabalho (GT) Permanente Escalada para estabelecer uma lista de normas de conduta e uso da rocha.

Para quem quer se aventurar, aí vai a dica... É possível encarar em um único dia no Itatiaia, vias de vários graus, estilos e técnicas. O campo-escola Luiz Fernando, no morro do Couto, é o setor mais procurado pelos que desejam rotas esportivas e bem protegidas.

Para ingressar no parque, é necessário pagar R$ 12 de ingresso por pessoa e assinar um termo de responsabilidade.”

Fernando Solano, Esporte e Aventura – 14/06/07

Curiosidades:

1- O Parque agora obriga que montanhistas tenham um equipamento mínimo para fazer algumas ascensões, como nas Agulhas Negras e Prateleiras: uma corda de 30 metros, uma fita de 4 e dois mosquetões, além de cadeirinha. A diretoria afirma que com estes equipamentos você pode dar segurança para uma pessoa num trecho de” trepa pedra” e também fazer um rapel numa emergência.

.

2- Matéria escrita por Eliseu Frechou sobre o campo-escola Luiz Fernando com croquis, vídeos e tudo mais:

http://www.zone.com.br/montanhismo/index.php?destino_comum=noticia_mostra&id_noticias=21951&id_noticias_textos=25253

Escalador Dimi no campo-escola Luiz Fernando.
Escalador Dimi no campo-escola Luiz Fernando.

3- No dia 30 de agosto, às 16h, aconteceu a primeira edição do Encontro de Montanha de Itatiaia. O evento contou com palestras, filmes de montanhas e homenagens feitas à montanhistas e clubes dedicados à modalidade.

.

4- O CEU em conjunto com outras instituições produziu um folheto/carta topográfica muito interessante sobre o Planalto, vale você dar uma olhada:

http://ceubrasil.org.br/trilha/pni_folheto.shtml

.

5- Em 1994 aconteceu o II Torneio Brasil Open de Escalada Esportiva aqui em Itatiaia!

Escaladores Careli e Luiz Felipe.
Escaladores Careli e Luiz Felipe.

Bom galera, é isso aí! Bons ventos a todos!

Let´s Rock!

Filipe Careli

Nenhum comentário:

Postar um comentário