quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

GEOLOGIA DA GRUTA DE PASSA VINTE – MG

Em virtude das inúmeras dúvidas que surgiram por várias pessoas quanto ao tipo de rocha, idade, causas daquelas esfoliações na parte positiva da rocha e formação do negativo, resolvi fazer este post com a ajuda de meu pai Tonico Magalhães, que é geólogo, para falar um pouco da geologia da Gruta de Passa Vinte.

Quanto ao tipo de rocha e idade:

A Gruta de Passa Vinte é constituída por um GNAISSE bandado e dobrado de idade arqueana, isto é, com mais de 3 bilhões de anos, sendo considerado um dos maciços rochosos mais antigos do planeta.

Quanto à formação do negativo:

A formação da gruta deveu-se a desmoronamentos que ocorreram ao longo de fraturas na rocha que predominavam mais na base do paredão. Como o topo da parede é pouco fraturado, ocorreram poucas quedas de blocos, criando-se o "negativo" junto ao pé da parede rochosa.

Quanto à esfoliação (rocha podre) da parte positiva:

Ainda na base do paredão ocorre uma rocha um pouco mais "podre". Este fenômeno foi ocasionado pela presença abundante de minerais do tipo sulfetos (piritas). Estes minerais quando submetidos à chuva e ao calor podem se decompor em sulfatos que favorecem o estufamento da rocha e consequentemente a tendência a se esfarelar de algumas agarras.

Espero ter ajudado a sanar todas as dúvidas da galera e principalmente quanto ao tipo de rocha que agora sem sombra de dívidas é gnaisse.

Climbing for fun!!!

Juliano Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário