Um segundo enfoce é comparar o que você QUER fazer com o que você PODE fazer. Você quer, em 12 meses, escalar um grau alto. Porém não tem como treinar durante a semana por conta do trabalho ou porque não há local de treino disponível, nem rocha próxima. Será que este objetivo é atingivel neste tempo sem treinos? O que você pode fazer para treinar? Um muro caseiro? Uma coisa é certa: qualquer pessoa com o mínimo de condições físicas pode vir a escalar um sexto grau com a prática apenas em fins de semana, porém para atingir a casa dos VIII, IX, muito treino tem que rolar.
Lembre-se, também, que os objetivos tem que ser pessoais. Não é porque fulano conseguiu escalar sétimo em um ano de escalada que você também vai conseguir. Cada um tem o seu tempo, as suas aptidões, o seu tipo físico. Uns se adaptarão melhor a boulder, outros a tradicionais. Uns desenvolvem habilidades físicas muito rápido, outros mentais. Uns tem grande dificuldade, o que não significa que não vão chegar lá, basta perseverança e muito suor! E tem aqueles poucos que são bons em quase tudo isso, está aí Adam Ondra para comprovar! hehehehe
E, por último, a melhor forma de atingir esse objetivo é curtir escalar! Se divertir. Não foque apenas o objetivo e esqueça do caminho, curta este o máximo possível! Seja sua primeira via de top rope, seja um big wall, goste do que está fazendo e o seu rendimento será muito melhor!
Bons ventos a todos!
Fotos: escalador Breno na via Parece mais não é (Pioneira), Pedreira Pombal! Nosso objetivo específico executado!
É tudo isso mesmo sem tirar nem por. Parabéns pelo objetivo executado!
ResponderExcluirescalare...
Adamaste,
Felipe Barbosa
Fala Careli. Falou tudo... abraço....
ResponderExcluirEscalare.... só depois das provas....
Iaeh Careli, kalango das palavras...Parabéns pela conquista...Ao Breno e Arthur que também tiveram seus objetivos alcançados...Parabéns!!!
ResponderExcluirVibes Positives...