terça-feira, 8 de setembro de 2009

Acidente na Pedra do Bode

Nesta terça-feira, logo cedo, a comunidade escaladora do sul do RJ foi surpreendida com a notícia de um acidente em uma de nossas pedras.

O comentário primeiro dava conta de uma queda na pedra do Bodinho... Comentários, debates e análises posteriores, por parte de quem conhece a pedra, concluiram que não haveria
como alguém tomar uma queda de 10 metros (como havia sido dito) naquele local - a não ser que o cidadão estivesse solando ou que o seg tivesse dado um mole absurdo.

O dia foi passando e finalmente consegui falar com a vítima - Gustavo Carreira, de SP.
Em relato, por telefone, Gustavo me contou que se interessou em escalar na região depois de ver o croqui que saiu na mais recente edição do jornal Mountain Voices. Chegando na região da Pedra do Bode/Bodinho, não avistando nenhuma pedra, pediu informações aos locais, que indicaram onde viam o povo subir pra escalar.
La foram ele e mais uma pessoa.. chegaram na Pedra do Bode.
Ele disse que acha que subiu a via n.8 (segundo o croqui). Guiou a via inteira, chegou no final, não encontrou a parada e se ancorou na parada da via vizinha - eu soube que ali a parada é comum às duas vias mesmo.
Nisso, o seg foi descendo ele de "baldinho", usando o gri-gri. Lá pelas tantas, quando Gustavo já estava próximo à base, a corda acabou e vazou pelo gri-gri, causando a queda - segundo ele, de uns 4m de altura. Gustavo disse que não montou rapel pois a segunda pessoa ia subir em seguida e que acha que a corda acabou pois ele rapelou pela via ao lado da que ele subiu, que acredita ser mais longa.

Neste momento ele está internado em um hospital da cidade e afirmou que já foi examinado, passou por uma tomografia e não sofreu fratura alguma. Teve escoriações leves na cabeça, mas nada que tenha afetado sua sanidade.

Gustavo foi ajudado pelos locais, que chamaram o socorro pois sabem onde o celular tem sinal ali por perto. Ainda segundo o que ele me contou, os moradores dali se mostraram bastante interessados em saber como ele estava se recuperando, telefonando e comparecendo ao hospital.

Fim da história: tá tudo bem!
Agora é torcer pra não invocarem com nosso esporte.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente, parece que houve algum equivoco no jornal Beira Rio.
    Segue comentário do escalador Roberto Isidoro no site:
    "Boas notícias, em relação ao Gustavo que sofreu uma queda na pedra do bode. Domingo dia 20 fui até o SAMER para conferir os boatos publicados pelo jornal Beira Rio.Digo a voces que Gustavo obteve alta curado no dia 10-09-09 confrome relatos da internação no Samer, verificados pessoalmente por mim. Abraços a todos.Vale lembrar que mesmo assim devemos manter muita atenção a segurança durante as escaladas!!! "

    Careli

    ResponderExcluir
  3. POR FAVOR RETIREM ESSE COMENTARIO , O ESCALADOR GUSTAVO RESENDE NAO FALECEU, ACABEI DE FALAR COM ELE NO TELEFONE, E ELE ESTA BEM
    EDUARDO BICUDO

    ResponderExcluir
  4. O Gustavo não faleceu, colocaram errado no jornal e eu quase morri do coração. Ele está bem.

    ResponderExcluir
  5. Muito complicada essa situação, Roberto Soares não tem culpa, no Jornal Beira Rio: "ACONTECEU no hospital: no dia 14, o analista de sistemas, Gustavo Ramalho Carreira, 32, morador de São Paulo, também morreu no Hospital de Emergência. Ele deu entrada no hospital no dia 7 quando sofreu uma queda de rapel na Vargem Grande. O rapel em Resende também fez outras vítimas....." Mas está tudo bem com o escalador, ontem falamos com ele daqui da casa de pedra, e ele está bem! Deve ser ressaltado que apesar de a Pedra do Bode ter acesso fácil e ser positivo, infelizmente não possui vias fáceis, pois a pedra é ruim, de agarras quebradiças para as mãos e pés, fácil de se machucar. Duas de suas vias ficam difíceis de escalar e descer com uma corda de 60m, pois são vias diagonais e requerem que desçamos de Baldinho até a quinta costura para depois montarmos o rapel. Aconselho aos seguranças SEMPRE um nó na ponta da corda e marcarem o meio da mesma, avisando ao guia quando chegar no meio da corda. Mais uma vez: PEDRA RUIM NÃO, PÉSSIMA, AGARRAS QUEBRADIÇAS! PEDRA PÔDRE! NÂO FICA MARCADA DE MAGNÉSIO, MAS DE AGARRAS QUEBRADAS!

    ResponderExcluir
  6. Comentário foi retirado e felizmente não passou de um equívoco meu, por ter postado esta notícia aqui e um equivoco maior do Jornal Beira Rio por ter lançado esta notícia. Lamento muito por este transtorno mas o importante é que está tudo bem com o Gabriel. Abraço para todos!!!

    ResponderExcluir