domingo, 20 de setembro de 2009

Escalada na Pedra do Picú.

(Levante a mão quem nunca passou um perrengue do tipo: "Eu vou cair, eu vou cair, eu vou cair...")

Pelo fato da novela global "Viver a Vida' ter um núcleo que, entre outros esporte, pratica a escalada (formado pelos atores Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert que, ao contrário de nós que terminamos a escalada todo sujos de pó branco, com cara de múmias e com cheiro de fandangos, terminam a escalada limpinhos, cheirosos, penteados e com cara de quem está saíndo para a noitada! Concorrência desleal! hehehehe), nosso esporte está em evidência na mídia. Isto pode trazer conseqüências boas ou ruíns, só o tempo dirá. Mas o boom, pelo menos inicial, na visibilidade do esporte com certeza é uma coisa boa.

Um bom exemplo disso é a matéria do Esporte Espetacular na Pedra do Picú, nas nossas redondezas, que incluía a escalada da Via do Naval (2º III, A0/V E2).

Veja a reportagem:

A Pedra do Picú fica em Itamonte. O caminho inicialmente é o mesmo que segue para o planalto. Ao chegar na Garganta do Registro, continue na estrada Rio-Caxambú até o km 713, lá siga pela a estrada de terra que vai para a vila da Capelinha por 6 km. Depois da estrada, há uma caminhada por trilha não muito sinalizada de uma hora aproximadamente. A informação local pode ser bem útil. Importante é que os caminhos passam por terrenos particulares. Não há problemas com os moradores, mas é importante ser educado para manter assim.

As vias da pedra podem ser vistas no site do GEAN:

Os croquis encontram-se no Guia de Escaladas de Itatiaia.
Bons ventos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário