segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1a Repetição da Via Três Patetas na Pedra Selada – RJ



Nossa aventura começou na madrugada do domingo dia 28.08.11 quando Valdinei Batista passou na minha casa às 3:15h da manhã. Logo em Seguida passamos na casa do Almir Alicate para pega-lo também. Fomos em rumo a Visconde de Mauá onde o quarto integrante da equipe, Betoca 5.15 já estava no cume da Pedra Selada local que ficou acampado do sábado para o domingo.

Iniciamos a caminhada pela trilha normal da Pedra Selada às 4:50h da manhã com o auxílio das head lamps. Subimos bem tranqüilos e fizemos a trilha em 1 hora e 20 minutos. Chegamos ao cume menor onde o Beto estava acampado com um café quentinho nos esperando. Rapidamente o Betoca desarmou acampamento e fomos fazer o rapel de acesso à base da via.



Este rapel se inicia em baixo da chaminé que se forma na junção da sela e o pico maior da Pedra Selada numa parada dupla de grampos marrons. Iniciei o rapel com duas cordas e cheguei na segunda parada com 55 metros. O resto da galera desceu também e fiz o segundo rapel e para minha surpresa a corda não deu no próximo grampo que ficou faltando uns 5 metros para chegar. Acabei entrando para a canaleta com mato e fiz um rapel de uns 10 metros por uma árvore com um pedaço de corda que levamos. Foi relativamente tranqüila essa manobra.

Chegando à base demos uma olhada em tudo por uns 15 minutos e logo já começamos a escalar às 8:50h. Combinamos eu e o Almir de subir a via o mais rápido possível para não atrasar a segunda dupla que vinha atrás de nós. E assim foi feito. Iniciei a primeira enfiada e já de cara tinha o primeiro lance para sair do chão que os conquistadores não tinham feito ainda. Mas foi tranqüilo, o lance deve ser um 7a. A primeira enfiada é linda e bem protegida que segue por uma fissura e boas agarras para os pés. Fiz a primeira enfiada bem rápido e o Almir do mesmo jeito veio também.


No primeiro ponto de parada ficamos olhando a segunda enfiada que é o filé da via que segue por um diedro que se escala em tesoura e as vezes em chaminé graduada em VIsup. Realmente um luxo! Era a vez de o Almir guiar, no entanto ele ficou com os olhos meio arregalados dizendo que não estava vendo as proteções. Passei as costuras pra ele e já foi subindo. Bem ligeiro ele chegou na segunda parada e me chamou. Nessa hora o Beto já estava trazendo o Valdinei para a primeira parada.

Assim que cheguei na segunda parada já peguei algumas costuras com Almir e logo subi. A terceira enfiada segue por um fissura sega que é uma espécie de chaminé aberta graduada em 8b. Os posicionamentos são bem estranhos e já quase no final caí e nem perdi tempo. Já puxei nas costuras e cheguei na quarta parada. O Almir veio engolindo essa enfiada catando nas costuras em pouco tempo terminou. Quando olho para baixo vejo o Valdinei chegando com uma carinha de feliz de ter mandado na cadena a segunda enfiada que é um delírio...

A quarta enfiada é o crux da via. São aproximadamente 40 metros de pura croquinha estilo parede dos buracos na Boca do Rego. Era a vez do Almir guiar e ele sem esitar já pegou as costuras e o clip stick comigo e saiu tocando pra cima. Subiu umas 6 costuras sem o auxilio do clip stick, mas chegou num ponto onde já não era possível “roubar”. Sem perder tempo já sacou o “Adam Ondra” e terminou de clipar tudo e chegou na base. Nessa enfiada das croquinhas eu vim agarrando em todas as costuras. Fiz um trepa-trepa de costuras no estilo speed climbing. Atrás de mim ficou o Beto tentando isolar a enfiada anterior que é um 8b aproximadamente. Nessa hora nos distanciamos um pouco deles.


A curta quinta enfiada segue por uma fenda em diagonal para a esquerda que é bem fácil e bonita. Cheguei na parada e em 5 minutos o Almir já passou por mim e guiou a sexta e última cordada que é uma das mais belas por sinal. Essa última segue por uma canaleta que se escala em tesoura. Realmente muito linda. Com exatos 55 metros o Almir chegou no cume e me chamou. Chegamos no cume do Pico Maior da Pedra Selada as 11:50h e cravamos o tempo de 3 horas.


Comemoramos nossa escalada tomando um isotônico e comendo umas barrinhas de cereal enquanto aguardávamos a segunda dupla, Beto e Valdinei. Passaram-se 1 hora e meia e nada deles. Decidimos procurar uma sombra pra tirar uma soneca.

Depois de mais um tempo esperando fomos procurar os grampos para o rapel que é feito pelo outro lado. Para descer do cume maior é necessário fazer um rapel de uma chapa com malha de 30 metros até um grampo na sela e depois mais um de 60 até o chão. Montamos o primeiro rapel e voltamos para o cume para esperar os outros dois.



Às 15:00h chegam Beto e Valdinei no cume com carinha de moídos e felizes da vida! A diferença de tempo foi o fato de a segunda dupla tentar fazer todos os lances em livre, principalmente a quarta enfiada que pode ser um nono grau.

Agradecimentos especiais ao Roberto Sinistrão, Ricardo Câmara e Abreu pela trabalhosa conquista da via Três Patetas que foram lá 8 vezes carregando muito peso e abrindo uma selva de arranha-gatos no peito. Ao Felipe Barbosa que é o campeão Mundial de Rapel de Cabeça para Baixo pela “conquista” do rapel radical que dá acesso à base da via.

Boas escaladas,

Juliano Magalhães


RECOMENDAÇÕES PARA QUEM QUISER REPETIR A VIA:

- Leve duas cordas de 60 metros ou vá com 4 pessoas, pois o rapel é de 60 metros.
- Leve 16 costuras, a via é bem protegida.
- Leve clip stick, ele é obrigatório. Caso contrário você estará numa roubada.
- Leve pouco peso. Desça já equipado com somente água e algumas barrinhas de cereal. - Deixe o material na base do primeiro rapel. Você chegará no mesmo lugar quando descer do cume.
- Comece a escalar cedo. De manhã não bate sol nas três primeiras enfiadas.

GRAUS E TAMANHOS DAS CORDADAS:

1ª – VIsup – 40 metros
2ª – VIsup – 40 metros
3ª – 8b – 30 metros
4ª – 9?/A0 – 40 metros
5ª – IV – 15 metros
6ª – VI – 55 metros

Tamanho total: 220 metros

CROQUI DOS RAPÉIS E DA VIA






8 comentários:

  1. Parabéns aos amigos que conquistaram a via e também o rapel é claro rsrsrs, sem o qual a repetição da via teria sido muito mais difícil. Parabéns aos amigos que fizeram a repetição da via e que foram presenteados por um belo domingo de sol e uma vista maravilhosa. Espero ter a mesma disposição e um dia também escalar esta via. É claro que vou pedir auxilio do Chris Sharma também. Abraço a todos e boas escaladas!

    ResponderExcluir
  2. Irado, parabens a todos, abs
    Juninho

    ResponderExcluir
  3. |111|Parabéns aos climbers pela empreitada de repetir a Via Três Patetas, deve ter sido uma vibe blue essa escalada, massa curti esse post! Parabéns também aos conquistadores pelo belo trabalho e pelo o grande presente a região que é essa via e ao Chris Sharma pela idealização do rapel de acesso...Ontem encontrei com o Juliano foi possível sentir nas palavras dele a emoção que foi pra essa galerinha blue repetir essa via, espero também num futuro ter o privilégio de curti a mesma emoção curtindo a via e energia dos parceiros de cordadas...Mais uma vez PARABÉNS MOÇADA!!!

    ResponderExcluir
  4. Irada a escalada e principalmente a honestidade do relato!O tempo passa e as cabeças vão mudando...E qual quer dia desses aí vou lá escalar essa via,afinal parede é o que há!É lá que diferenciamos escaladores de comédias e pessoas que gostam de se promover entre os leigos...grande abraço a todos em especial ao Felipe por ter viabilizado a escalada pelo acesso...Paulinho

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos conquistadores pela lindíssima via e ao pessoal da primeira repetição pela bela performance.
    Sugiro agora zerar a via!

    Grande abraço

    Tonico Magalhães

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns gente. Todos mandaram bem. Uma via muito bonita com um cume fascinante!
    Um abraco forte da europa!

    Nico Schlickum

    ResponderExcluir
  7. Valeu Conquistadores Roberto, Ricardo e Abreu, Linda a via. Valeu Felipe Barbosa!!
    Abraço a todos e que Deus nos abençoe sempre!!!
    tamo junto!
    Valdinei

    ResponderExcluir
  8. Há, que beleza.
    Estou vibrando.
    Que felicidade para todos. Conquistadores e escaladores estão de parabéns.
    ô terrinha boa para a escalada!!!!!!
    Saudade de todos!!!!
    George Hamilton.

    ResponderExcluir