A falésia do Vale das Cruzes fica localizada na região de Visconde de Mauá no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas.
O local conta com 22 vias que em média tem de 20 a 25 metros, com graduação de VIsup ao 9º grau, vias bem protegidas com chapeletas e paradas duplas no final. É abrigado de sombra o dia todo, base plana e nenhuma caminhada. Além disso tudo, fica ao lado de cachoeiras e a 5 minutos da Vila de Maringá.
1. Afrodite, 8b
Começa pela via 2 e segue reto.
2. Das Cruzes, VIsup
3. Cruzadinha, 8a
5. Var. Preguiça, 7b Variante boulderística da via Mordomia.
6. Paz e Amor, 7a
7. Santo Daime, 8a
13. Entre a Cruz e a Espada, 7c
15. Pandora, 8b Início pela Marcio Bertuci (3 primeiros grampos) e segue reto até virar o tetinho em regletes. Termina nos últimos 2 grampos da Márcio Bertuci.
16. Samba, 8c
17. Fiss. Cheguei Primeiro, VIsupLeve um jg de friends. A via termina no grampo de ½ no final da falésia.
18. Paranóia, 8b
Junção de 3 vias. Início por 2 chapas para chegar na fenda Cheguei Primeiro, a fenda propriamente dita com friends médios e a aresta final da via Samba.
19. Queixada, 9a
20. Filho da Truta, 9a
Via de grampos laranja.
21. Jabulani, 8a
22. Vuvuzela, 8a
Como Chegar:
Pegue a saída 311 (saída para Visconde de Mauá e Penedo) da Via Dutra (BR-116), que se bifurca adiante, com o acesso a Penedo à esquerda e a RJ-163 (acesso a Visconde de Mauá) à direita. Siga pela RJ-163, por aproximadamente 34 quilômetros até chegar a Visconde de Mauá. Chegando em Mauá seguir em direção a Maringá. Antes de chegar a Maringá logo após a entrada do Vale do Pavão, entre a esquerda em direção ao Vale das Cruzes. Seguir por 300 metros. A falésia está na beira da estrada à esquerda.
Distâncias
Rio de Janeiro: 200 quilômetros
São Paulo: 300 quilômetros
Nenhum comentário:
Postar um comentário