sexta-feira, 17 de abril de 2009

Montanhas de Resende e Região - Parte 01

São diversas as montanhas e relevos no entorno de Resende! Vamos citar aqui algumas, principalmente aquelas não tão freqüentadas, tanto para escalada como para fazer trilhas e curtir o visual.

Pico da Pedra Selada:
Pico com 1.755 m de altura, é um dos pontos mais altos da APA da Mantiqueira no Município de Resende. O nome tem origem na forma de sela, vista por quem está do lado da Serra da Mantiqueira. Para quem está em Resende e região sua forma sugere uma galinha, sendo, portanto, chamada pelos moradores de Pedra da Galinha. Seu acesso é feito por trilha, em campo aberto e depois por mata fechada com duração de 3h, até o topo de onde se avista uma larga extensão do Vale do Paraíba, de Quatis a Itatiaia, além de grande parte do Vale do Rio Preto. Tombado como Patrimônio Paisagístico Municipal.
Localização: Fazenda da Pedra Selada, Campo Alegre, Visconde de Mauá.

Vias: http://rtr.110mb.com/pg/croquiselada.htm
http://www.carioca.org.br/croqui/croqui-cec.psp?0134

Curiosidades: http://www.youtube.com/watch?v=UPsRZbSoMKE
http://www.carioca.org.br/informativos/2004_04_jul.pdf

Morro do Ninho das Águias:
Pico com 1.400 m de altura, conhecida como Ninho das Águias. Seu acesso é feito pela Estrada Resende-Mauá seguir por 1 km após o Restaurante Capelinha. Dele se avista o Vale da Capelinha, Resende e Vale do Rio Preto..
Localização: Serra Ninho das Águias, Visconde de Mauá.

Pedra SabãoPegar a estrada para Vargem Grande, passar pela Serra do “M” e quando chegar em Bagagem, seguir em direção a Pedra Selada. A Pedra Sabão fica ± 5km depois de bagagem do lado oposto ao rio, também pode se orientar pela Pedra do Sapo que é de fácil visualização por ficar no alto do mesmo morro. Estacione o carro na beira da estrada e suba a trilha de boi. Os primeiros escaladores a conquistar esta pedra deram o nome de “Vale dos Duendes” para o local.

Vias: http://rtr.110mb.com/pg/croquiprata.htm

Pedra da Gávea
É um mirante localizado no Vale do Alcantilado, de onde se avista Visconde de Mauá e Maringá.
Localiza-se na estrada Mauá-Mirantão.

Vias: http://rtr.110mb.com/pg/croquigavea.htm

Falésia do Vale das Cruzes
Já em Maringá, pegar a estrada do Vale das Cruzes e seguir por 300 metros. A falésia está na beira da estrada à esquerda.

Vias: http://www.guiadaurca.com/croquiteca/img0467.gif
http://rtr.110mb.com/pg/coquivale.htm

Curiosidades: http://escoladeescaladademaromba.blogspot.com/2008/10/aula-na-rocha.html

Serrinha do Alambari:
Formação montanhosa por onde passam os Rios Alambari, Santo Antônio e
Pirapitinga, com várias cachoeiras acessadas por boas caminhadas. Localiza-se no meio do caminho entre Penedo e Visconde de Mauá. Tem cerca de 800 moradores, posto de saúde e escola. Suas matas abrigam desde onças a beija-flores, espécies nativas da Mata Atlântica. Foi transformada em Área de Preservação Ambiental.
Sabe-se da existência de vários boulders abertos, principalmente no Camping Clube Brasil, e de vias esportivas, porém não possuímos as informações exatas destas.

Pico Divisor de Águas:
Formação montanhosa com 1.600 m de altitude, forma a divisa natural entre a Serrinha e a região de Visconde de Mauá. Oferece vista panorâmica dos vales dos rio Pirapitinga, Santo Antônio e Marimbondo e dos picos do Parque Nacional do Itatiaia

Pedra Sonora:
Foto: http://www.pontevelha.com
Formação rochosa com aproximadamente 600 m e formato de concha que, ao ser batida com uma pedra pequena ou com os nós dos dedos, produz um som semelhante a um eco. Existe possibilidade de boulders na parte de trás da pedra.
Localização: Serrinha do Alambari.

Paredão Enamorado

Vias: http://rtr.110mb.com/pg/croquienamorado.htm
http://www.carioca.org.br/croqui/croqui-femerj.psp?0373

PS: Se você tem fotos ou informações (curiosidades) sobre os picos da região, principalmente sobre os a Serrinha do Alambari, bora postar aqui. Mande as fotos ou informações sobre a mesma para os emails: edir.nunes@oi.com.br ou filipe.careli@gmail.com. Com sua ajuda poderemos elaborar novos posts difundindo a região e a escalada.

Bons ventos! Let´s Rock!

Filipe Careli

Referências:
http://www.brasilchannel.com.br
Arquivo RTR
Croquiteca FEMERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário