segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como reduzir as fotos com qualidade


Ae galera da escalada!
Aí vai uma dica para os escaladores que gostam de registrar os momentos de adrenalina, cadenas conquistadas na pressão, paisagens sensacionais e gostam de dividir com os amigos, enviando por e-mail ou então os Roberts que chegam em casa e postam as fotos no orkut! Se você não tem o programa certo, fica difícil transformar aquele montão de fotos para um formato de tamanho pequeno mas com qualidade pra passar por e-mail ou postar na net. Então aqui vai uma sugestão de programa que realiza um monte de conversões em fotos, e o melhor de tudo, em lotes. Sabe aquela pasta com 1000 fotos? Ele reduz todas de uma vez só. To falando de um programa grátis (licença freeware) que é o UniDream PowerBatch, que pode ser baixado nos links abaixo:
http://www.baixaki.com.br/download/powerbatch.htm
http://superdownloads.uol.com.br/download/36/power-batch/
Ele tem muitas funções de edição. Dos programas free que eu testei esse é o que melhor me atendeu, gera arquivos de tamanho pequeno mas com fotos de bom tamanho, qualidade e resolução. A função que eu mais uso e vou explicar agora é a redução em lotes com tamanho que arquivo fixo. Dessa forma todas as fotos ficam com boa qualidade e com o mesmo tamanho em Kb, facilitando o envio pela internet.


1- Na janela esquerda da tela é só selecionar a PASTA de ORIGEM com as fotos que você quer editar. 2- Na parte esquerda superior existe o campo "Image Size". Aqui existem várias opções de redução. Para fotos tiradas em 6MP utilizo 50%.
3- Próximo passo é clicar no botão "Batch resize/convert/rename" ou utilizar o atalho que é F3.
4- Na tela que se abre selecione a opção "Limit file size to" e coloque o tamanho limite que a foto terá em Kb. Para fotos tiradas em 6MP e redução de 50%, utilizo 200kb.
5- Clique em OK e na próxima tela selecione a PASTA de DESTINO, clique OK e deixe o programa fazer as conversões.*Se quiser renomear a fotos a opção "Rename" é bem interessante.
Essa é apenas uma função desse programa que possui diversas outras. É possível adicionar marcas d'água, bordas, editar cores e adicionar efeitos básicos.
Bom, já falei muito de informática, agora vou sair de casa e escalar!
Boas escaladas e... boas fotos a todos!

Arthur Werner

Fotos: PNSO - Filipe Careli

Um comentário: