sexta-feira, 3 de julho de 2009

Objetivos na escalada!

.

Todos nós temos objetivos na escalada, sejam eles objetivos específicos ou objetivos gerais. Os objetivos específicos são aquelas vias ou boulders que você tanto quer mandar. Os objetivos gerais são variados e estão sempre presentes na vida do escalador. Para um iniciante, pode ser começar a guiar daqui a dois meses. Para um atleta de elite, guiar o primeiro 11a no próximo ano. E por aí vai!
.

Muito se fala sobre como atingir os objetivos na escalada (e em outros campos da vida também), mas algumas coisas aparecem, de uma forma ou de outra, em praticamente tudo o que se diz por aí.
Uma boa estratégia para atingir objetivos gerais é focar e organizar os objetivos específicos para este fim. Por exemplo: você escala IV e quer escalar VII (repare que é escalar sétimo grau e não escalar UM sétimo grau. Qualquer escalador, se ralar muito uma via só, uma hora acaba mandando). Faça um projetinho das vias que vc quer mandar de forma gradativa, ou seja, vários V e Vsup para consolidar bem o quinto grau, depois passe para os VI, e por aí vai. Cadenar várias vias de quinto, no momento, traz um desenvolvimento muito maior do que ficar ralando uma via de VII.
Observe que não estamos falando que você não deve tentar a via de sétimo, só não deve viver apenas para ela, como acontece com muitos escaladores iniciantes. Estes acabam mandando a tal via, porém não conseguem entrar em vias de mesmo grau depois, pois não tem a base formada para o grau, somente para aquela via específica.
.


Um segundo enfoce é comparar o que você QUER fazer com o que você PODE fazer. Você quer, em 12 meses, escalar um grau alto. Porém não tem como treinar durante a semana por conta do trabalho ou porque não há local de treino disponível, nem rocha próxima. Será que este objetivo é atingivel neste tempo sem treinos? O que você pode fazer para treinar? Um muro caseiro? Uma coisa é certa: qualquer pessoa com o mínimo de condições físicas pode vir a escalar um sexto grau com a prática apenas em fins de semana, porém para atingir a casa dos VIII, IX, muito treino tem que rolar.



Lembre-se, também, que os objetivos tem que ser pessoais. Não é porque fulano conseguiu escalar sétimo em um ano de escalada que você também vai conseguir. Cada um tem o seu tempo, as suas aptidões, o seu tipo físico. Uns se adaptarão melhor a boulder, outros a tradicionais. Uns desenvolvem habilidades físicas muito rápido, outros mentais. Uns tem grande dificuldade, o que não significa que não vão chegar lá, basta perseverança e muito suor! E tem aqueles poucos que são bons em quase tudo isso, está aí Adam Ondra para comprovar! hehehehe


E, por último, a melhor forma de atingir esse objetivo é curtir escalar! Se divertir. Não foque apenas o objetivo e esqueça do caminho, curta este o máximo possível! Seja sua primeira via de top rope, seja um big wall, goste do que está fazendo e o seu rendimento será muito melhor!

Bons ventos a todos!
Fotos: escalador Breno na via Parece mais não é (Pioneira), Pedreira Pombal! Nosso objetivo específico executado!

3 comentários:

  1. É tudo isso mesmo sem tirar nem por. Parabéns pelo objetivo executado!

    escalare...

    Adamaste,
    Felipe Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Fala Careli. Falou tudo... abraço....
    Escalare.... só depois das provas....

    ResponderExcluir
  3. Iaeh Careli, kalango das palavras...Parabéns pela conquista...Ao Breno e Arthur que também tiveram seus objetivos alcançados...Parabéns!!!
    Vibes Positives...

    ResponderExcluir