sexta-feira, 31 de julho de 2009

Deixei meu mosquetão cair... e agora?



É comum que nas instruções CE dos fabricantes de material metálico exista uma advertência, por pura prudência, de que após um golpe forte ou uma queda séria, o produto deveria ser aposentado porque
poderia apresentar danos não apreciáveis a olho nu. Porém as provas realizadas com mosquetões lançados de grande altura e que não demonstraram falha alguma em testes de laboratórios tem se multiplicado ultimamente.


O especialista alemão Pit Schubert em uma recente visita a Madrid em setembro e 2007 assegurou que nenhum mosquetão, cujo gatilho esteja f u n c i o n a n do corretamente, pode estar tão danificado por um golpe, para que represente um perigo sério. Schubert é engenheiro aeronáutico e tem estudado por 35 anos centenas de acidentes de montanha. É autor do prestigiado livro “Seguridad e Riesgo”, onde são analisados muitos acidentes em escalada, suas causas e como poderiam se evitados.
Ele insiste que as desgraças não ocorrem por usar um mosquetão que se deixou cair parede abaixo, e sim pela realização incorreta de manobras de segurança. Outra coisa é não querer se desfazer de um
mosquetão já muito castigado e velho por pura economia. Se não se tem mais confiança em um equipamento castigado, por mais que teoricamente esteja perfeito, melhor trocá-lo por um novo.

Fonte: Tino Núñez.
Revista Desnível
(Espanha), nº 255,
novembro de 2007
.

E você, já se desfez de algum equipamento por causa de queda?

Taí, boa escalada

Felipe Barbosa

Um comentário:

  1. Putz... só não mostrem este post para o Thiaguinho... se o homem chuva ficar sabendo disto, vai mudar de nome... vai virar homem Tempestade (de equipos voadores). Cuidados ae galera...rsr. Ahh Thiaguinho. Toma jeito... rsrsr. Abração.

    Bacana a materia Barbosa... show!

    ResponderExcluir