sábado, 14 de março de 2009

Discutindo o Passado...

Pois é galera,

O dilema de cavar ou não cavar, chegou a nossos quintais.

No início deste ano,surgiu no site do Escalada Brasil, um debate sobre CAVAR ou NÃO CAVAR AGARRAS, onde muitos escaladores deram suas opiniões. Vários aspectos foram discutidos, porem, como sabemos; este assunto sempre gerou muita polêmica em várias gerações de escaladores no país. Nas discussões, a grande maioria não concorda com a atitude de cavar agarras, em grande parte por se abrir precedentes para muitas bizarrices começarem a aparecer.

Tipo:

-Fulano que escala profissionalmente, cavou uma agarra na via tal pra poder dar Constância e possibilitar o lance. “isso pode porque o cara sabe o que faz”

-Beltrano que está começando a praticar escalada abriu uma via e não conseguindo fazer um lance de 8ª, cavou uma agarra para colocar a ponta de seu Kichute.
“ isso não pode, é um absurdo”

E até a ideia de se construir vias inteiras em paredes lisas, foram cogitadas. Algo que foi condenado mesmo por aqueles que são a favor de se cavar agarras para viabilizar uma passagem em um lace ou outro em uma via.

E pra exemplificar, temos um caso prematuro de construção de via no Point da Boca do Rego, e ela não foi construída por um desavisado sem noção como citado no fórum:

“ O problema de se liberar para cavar agarras, será com os iniciantes e desavisados sem noção, que podem sair cavando bizarrice e construindo vias inteira como se fosse seu muro particular.”

Esta via foi cavada (construída),por um experiente e dedicado escalador.

O que será da escalada se estas práticas se tornarem comuns?

um ótimo exemplo é a via Toxoplasmose, primeira via aberta na parede dos buracos, Ela foi durante um bom tempo escalada a partir da primeira proteção. só depois de suar bastante a camisa e beliscar com pressão os micro cristais, foi que saíram as primeira cadenas partindo do chão. Via graduada em 7c que costuma deixar escalador de 10° sem saber o que dizer.

E se ao invés de paciência e persistências dos escaladores pra tentar o lance, tivessem sido cavadas algumas agarra?

Se a ética em situação fosse a favor de cavar para viabilizar? ao invés de um 7c teríamos um 6+ sei lá... Isso seria evolução?

Venhamos e convenhamos, o que é mais gostoso? um banho gelado de cachoeira natural ou de ducha em um banheiro azulejado?

Temos hoje espalhados pelo Brasil a fora centenas de points mal explorados, essa mudança de conceito, afetam diretamente o futuro destes points. Até mesmo o point mais novo que se tem na região já conta com intervenções, mesmo sem ter nem 1/10 de suar paredes conquistadas.

É hora de refletirmos!!!

(o texto original com fotos ilustrativas sofreu modificações, sob pena de ação judicial )

Adamaste,
Felipe Barbosa

4 comentários:

  1. Fala meu brother!!!

    Pois eh, essa polêmica provavelmente nunca terá fim.

    Sem querer entrar no mérito de onde ou quem pode fazer, MINHA OPINIÃO é que em determinados casos a construção de um lance ou ete mesmo de uma via, é fundamental para a evolução local. Ex.: Laboratório de Margalef - Espana.

    Obviamente que vinculo minha aprovação a vias de 10º pra cima.

    Sobre a questão da modificação do texto original com fotos ilustrativas ter sofrido mudança sob pena de ação judicial, me coloco a sua disposição para se necessário fazer sua defesa DE GRAÇA, tudo em nome da democracia.

    Grande Abraço,

    FILIPE MURY

    ResponderExcluir
  2. Fale galera da pedra!
    Como disse antes, a discussão saudável, aquela em que respeitamos a opinião alheia e, principalmente a pessoa alheia, é essencial para o crescimento de qualquer coisa, inclusive a nossa querida escalada!
    Parabéns pelo post, Felipe! Muito bacana! E parabéns por não ter medo de expor sua opinião!
    Bons ventos a todos, galera!
    Let´s Rock!
    Careli

    ResponderExcluir
  3. Felipe mandou muito bem com relação a defender e bem sua ideia,argumento pensado,e de opinião,porem vou deixar aqui o que eu acho a respeito do assunto...vamos supor que o conquistador enxergue uma linha muito boa,perfeita,totalmente escalavel...porem entre um lance e outro a pedra se encontra lisa como azulejo,e depois de muitos escaladores fortes, mas fortes mesmo que escalem no minimo um 10a(ex Coçada),falar que o lance e impossivel, eu não sou contra cavar uma agarra não...mas isso depois de esgotadas todas as alternativas de se passar o lance em livre.E você não concorda comigo que os grampos e chapeletas não são tão artificiais como cavar ou sikar agarras?è logico que deve existir bom senso e ponderação nesses casos...pra isso existe o que chamamos de "Ética na escalada",mas devemos enxergar grampos, bolts,magnesio precisam ser vistos como elementos de degradação para que seu uso seja com moderação, e explorar no minimo com relação a grampear excessivamente uma via ou parede.E isso ai que penso!

    PAULINHO CHUPA CABRA

    ResponderExcluir