sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Upgrade no murinho

Para quem está construindo ou melhorando o seu home wall:

Box


" Equipamentos necessários:
Uma serra, um martelo, lixa para madeira, uma chave philips e uma furadeira (com a broca, claro).

Materiais necessários:
Um pedaço de compensado (15mm, virola ou similar. Recomendo usar pelo menos uma de 14mm); algumas porcagarras; Mitfix de 3,5cm e 7,5cm (umas 10 de cada, já contando que vai perder uns).

O princípio é bem simples. Se você se lembrar das aulas de geometria, vai se lembrar que para definir uma reta bastam dois pontos. Para definir um plano, 3 retas. E para definir um volume, 4 planos. Se considerarmos que o muro será um dos planos do volume, logo você irá precisar de 3 planos para definir o volume. Ou seja, você precisará obrigatoriamente de 3 peças para montar uma caixa.

Como vimos que para definir um plano bastam 3 retas, e como qualquer 3 retas definem um triângulo, a forma mais fácil de montar uma caixa será usando triângulos.
Para simplificar ainda mais o triângulo, recomendo usar um triângulo retângulo (aquele que um dos lados tem um ângulo de 90 graus).
Bem agora que você sabe que irá precisar de 3 triângulos retângulos, vamos dimensiona-los! Quanto ao tamanho da caixa, não há um tamanho padrão, mas para esse modelo, sem armação interna, o ideal seria algo em torno de uns 60-80cm. Para caixas maiores, faz-se necessário uma armação interna e um sistema fixação diferente, mas isso é papo para uma outra ocasião.



PASSO 1
Corte a chapa de compensado conforme o passo 1. Lembre-se que os catetos do triângulo C devem ter o mesmo comprimento dos catetos de A e B (os menores).

PASSO 2 e 3
Faça alguns furos e coloque as porcagarras. Lembre de dimensionar o espaço entre as porcagarras, pensando nas agarras vão ali. Não se esqueça de conferir os lados que em vão as porcagarras.

PASSO 4
Una os triângulos com os parafusos mitofix. E passe a lixa para aparar as quinas. Se você quiser dar um toque mais artístico, pode passar uma tinta ou um splay.

PASSO 5
E por fim, valendo-se da sua criatividade, fixe a caixa no muro usando os mitofix. Boas escaladas!"

Fonte: http://www.naokiarima.com/outros_box.html


Ter um murinho ou um lugar para treinar em casa não fica caro e depende mais de criatividade do que de qualquer coisa! (Saíndo da parte séria a partir de agora! rs)
Recebi esta bizarrice no e-mail, não sei de quem é, então se alguém souber a fonte ou o autor, me envia para eu colocar os créditos:


E para inspirar a galera:
www.youtube.com/watch?v=wTHU8-r3aU4
Isto é que é treino! rs

Bons ventos a todos!
Let´s rock!

Careli

Um comentário:

  1. eu me ineteressei em fazer um muro em casa,minha dúvida é se só serve o compensado naval ou sendo de 15mm pode ser de outro.

    ResponderExcluir