sábado, 21 de fevereiro de 2009

Visitas na GRUTA!

Buenas,

Acompanhando a divulgação sobre a Gruta em outros sites, observei que há ainda dúvida em relação ao desenvolvimento do pico. Esta desenvolvido??? já esta aberto a todo a comunidade?? Assim, vejo que é interessante fazer uma colocação sobre as visitas na Gruta de Passa Vinte.



O que ocorre é que a Gruta foi descoberta por um grupo de escaladores de Barra Mansa - Volta Redonda - Resende e como acontece em qualquer grupo, existem opiniões variadas. Uns não vêem problema em convidar visitantes neste primeiro momento outros sim. Todavia, há um consenso e respeito sobre a ética adotada.


O que ficou claro é que se não tentar administrar a quantidade de visitas no point, pode ocorrer várias dificuldades:

A estrada por exemplo, em alguns pontos, é estreita e com acostamento mínimo próximo ao pico e conseqüentemente a residência dos proprietários o que pode dificultar a transição dos mesmos com um número elevado de veículos. Há uma negociação/projetos com os proprietários sobre um possível espaço para os veículos e viabilizar a criação de um local para estadia dos visitantes, porém isso ainda é “projeto”!

A trilha apesar tranqüila, não é bem marcada, podendo ser facilmente ignorada por visitantes desatentos. Inclusive, sexta-feira (19) dois escaladores preocupados com isso, foram para o pico exclusivamente para cuidar da trilha com enxadas e taboas na mão.

Enfim, não é só de furos que vive a Gruta.

Acontecem visitas de GALERA DE FORA??? sim! pequenos grupos que são CONVIDADOS pelo pessoal que tem atuando no desenvolvimento do point. Normalmente de 5-8 pessoas ( 2-3 veículos ) de forma esporádica, não necessariamente TODO fim de semana. Há um fluxo de 5-10 pessoas, agora imagine agente falando que o point esta aberto e desenvolvido... um fim de semana com 10-15 veículos... 40-50 pessoas. Com certeza vai acontecer no futuro, porém neste momento é cedo.

Assim, se você tem interesse em conhecer a Gruta, tente entrar em contato com as pessoas que estão a frente no desenvolvimento do pico. Tenho certeza que a receptividade é cartão de visita do local.

Cândido Bisneto - eescalada_@hotmail.com
Diogo Pokemon - pokemon9a@hotmail.com
Fillipe Mury - filipemury@yahoo.com.br
Roberto Soares - robertomsoares@yahoo.com.br
Juliano Magalhães - jzmagalhaes@yahoo.com.br


Edir Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário