quarta-feira, 24 de junho de 2009

Abrigo Rebouças e Travessia Serra Negra

Ricardo C Damian nos deixa algumas informações interessantes e dicas sobre o PNI!

"Tive o privilégio de ficar no abrigo rebouças esta última semana e iniciar a travessia da Serra Negra.
Alguns comentários:
- O abrigo tem um fogão industrial e gás além de energia elétrica. Não há panelas, talheres, copos, geladeira ou chuveiro elétrico. Cobra-se R$22 por dia (10 do abrigo e 12 de trilha)- No abrigo rebouças matamos um rato. Ele fez uma chaminé ousada no fogão industrial (onde mais ele consegue chegar?). A noite ouvimos barulhos do rato no meio de nossa roupas. Então fiquem atentos com a comida...
...O processo de reserva do abrigo deu certo mas foi meio burocrático, exigindo várias ligações (apesar do atendimento da Juliana e do Sarahyba ter sido ótimo). O Sarahyba recomendou usarmos o e-mail usopublicopni@ymail.com para reservas, mas no site está indicado o e-mail parnaitatiaia.rj@icmbio.gov.br. Então não sei qual é o mais correto, recomendo enviar a solicitação para os dois.- Na portaria os funcionários exigem o termo de autorização impresso para acessar o abrigo...
Em relação à travessia...
- Na descida entre a primeira e a segunda cachoeira do Airuoca, tivemos que nos afastar ao lado na trilha porque estava descendo correndo uma boiada de uns 10 bois tocados por um menino. Além do impacto havia um certo risco de "atropelamento". Nesta área, a trilha está meio confusa, pois os bois abrem vários caminhos.
- Vimos diversos bois (uns 20) cercado na cabana de telhas de zinco após a descida.- Quando estávamos acampados na Cabana cabeceira do Airuoca, vimos 3 motos que desceram pela estrada do Alsene e que iam seguir pela trilha da Serra Negra.
- Na cabana cabeceira do Airuoca, havia um "morador"...Mas parece estranho existir um morador onde existem tantas restrições para camping.
- Na subida da trilha do Alsene, vimos diversas vacas sozinhas e alguns cavalos junto a uma casinha.
- Na minha opinião, seria bom se a travessia da Serra Negra pudesse ser feita utilizando a trilha que parte do Alsene, pois, apesar de ser muito bonita a caminhada até a cachoeira do Airuoca, é uma sensação desagradável ver que será necessário voltar boa parte do trajeto já feito (a travessia direto para a Maromba seria muito mais lógica e bonita). Além disso, a caminhada do primeiro dia ficou longa (especialmente se tiver que fazer a estrada do parque). Também, seria ótimo se fossem autorizadas alternativas de camping em outras áreas. Inclusive camping selvagem. Ainda mais levando em conta a quantidade de animais e pessoas que existem nesta trilha, não consigo ver o porque de tantas restrições."
Fonte: e-mail de Ricardo Damian para lista HangOn. Este liberou a reprodução do texto neste blog.

Obrigado por liberer as infos, Ricardo!
Bons ventos a todos!

5 comentários:

  1. fala brother, nao entendi direito, mas vc disse q precisa começar a travessia d dentro do parque, e nao se pode começar a trilha na descida do lado do alsene?? ja fiz algumas vzes descendo direto e acho q nao deve haver problemas, pq vc começa fora do parque. e pelo q sei a vantagen de se fazer a partir do abrigo rebouças e apenas o vizu da trilha q passa pela pdra do altar e etc.. e descendo direto vc economiza bastante tempo. e quem falou q nao se pode acampar na trilha tipo, quando se esta bem abaixo da cabeceira do aiuruoca??? sempre acampei la, e la a satisfaçao deve ser dada aos propietarios das terras por ode a trilha passa. velho nao sei se entendi errado... mas é isso ae
    valeu beto

    ResponderExcluir
  2. Atualmente o PNI reabriu a travessia da sera negra com algumas condições:
    Travessia da Serra Negra - Via Aiuruoca

    Não deixe de verificar as diretrizes gerais para as travessias

    Execução no sentido Rebouças - Mauá, com chegada na área de Santa Clara.
    O itinerário não tem seu início próximo à Pousada Alsene. Ele inicia no Posto Marcão e segue o mesmo caminho que leva à Cachoeira do Aiuruoca, onde inflete (dobra) na direção geral da calha do Rio Aiuruoca, indo encontrar o antigo itinerário no local onde duas construções de madeira são conhecidas como Cabanas do Aiuruoca. Dali segue o caminho antigo.
    A capacidade máxima é de 40 (quarenta) pessoas/dia.
    O local permitido para pernoite é na área conhecida como Matão, onde se situam as residências do Sr Anísio e de seus familiares. (telefones de contato: (35) 9915 2460 Sonia e (35) 9149.7746 Marcelo).
    A Travessia poderá ser feita em até dois dias; ou em um dia, sem pernoite.
    No Posto Avançado do Planalto - Posto Marcão - quando do início da Travessia, será entregue um cartão de controle ao responsável pelo grupo. O controle de saída, ou seja, de término de execução da Travessia, será feito mediante a devolução deste cartão de controle no Posto do ICMBio em Visconde de Mauá, diretamente ao funcionário ou, na ausência do mesmo, por depósito em urna existente para tal. A devolução do cartão de controle deverá ser feita em até 24 horas após a chegada no final da Travessia.
    O PNI não se responsabiliza pelo agendamento da estadia na área do Sr. Anísio. O interessado deverá fazer contato direto para acerto do pernoite, após ter obtido do Setor de Uso Público a autorização para realizar a Travessia.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Kalango, pelas Infos...desconhecia as alterações na Trilha da Serra Negra...Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal ótimas infos! A última vez que passei uns dias no abrigo, em 2005 estava lastimável, tipo bruxa de blair. sem fogão, gás, e banheiro em escombros. Li sobre uma recente reforma. Como está? pode mandar mais detalhes? Condições da instalação, camas, banheiro, assoalho, teto, construção em boa manutenção? Ratinhos também não havia...lamentável haver ratos num lugar tão ermo...

    ResponderExcluir
  5. Conheço a Travessia Serra Negra x Maromba, fizemos em 4 pessoas em 2008, começamos o passeio numa descida um pouco antes do Alsene. Sei que foi reaberta a outra trilha perto do Abrigo Rebouças passando pela Cachoeira Aiuruoca...

    ResponderExcluir