terça-feira, 9 de junho de 2009

Campo Escola no PNI - Parte 01

Em junho do ano passado, quando estava começando a escalar e fazendo o CBM, conheci um dos melhores campos escola para quem está nos primeiros passos da escalada! E este tem a vantagem de ter como pano de fundo um dos lugares mais mágicos da região (apesar de todos os problemas para frequentá-lo): o Parque Nacional do Itatiaia!
O entorno do Abrigo Rebouças e da Estrada das Flores é repleto de boulders, blocos, escaladas em top rope e fáceis de guiar, ideiais para quem está começando no esporte.


As vias ao longo da estrada estão, em sua maioria, do lado direito. Aproximadamente 1,5 km depois da cancela há um IVsup guiável. Mas, com certeza o bloco mais famoso nesta região é a Fissura do Raio, uma fissura muito tranquila (II ou III) utilizado para ensinar técnicas de proteção em móvel, mas pode ser feita como boulder. Aliais, o bloco em que ela está localizada permite outros boulder mais difíceis, como na foto abaixo: (escalador Fábio Gandra)



No entorno do Rebouças, basta dar uma caminhada. Lá há diversos blocos grampeados (top rope) permitindo treinar técnicas como pequenas chaminés, canaletas, entalamento e parede. Estes blocos servem para o estágio de montanha dos cadetes da Aman!





Entre estes blocos, destacamos a Pedra do Dinossauro. Visível do Rebouças, está na trilha que segue para as Agulhas e permite diversos treinos como acensões, progressão em móvel, entalamento, etc.


Muito em breve a segunda parte deste artigo! É muito bom lembrar desta época, não tinha preocupação com as quedas! hehehehe Mas falando sério, o top rope com certeza é uma excelente forma de treinar e desenvolver na escalada.
Bons ventos a todos! Let´s Rock!
Filipe Careli

Nenhum comentário:

Postar um comentário