terça-feira, 19 de maio de 2009

Se Liga!

Pra quem já viu relembrar e pra quem não viu se ligar .

As fitas utilizadas em solteiras, estribos, em ancoragens e nas costuras para minimizar o atrito (arrasto) em travessias e zig-zags. Podem ser compradas em diversos tamanhos, de 10 a 240cm.Nas solteiras e costuras, para uma maior comodidade na hora de passar a corda na costura ou carregá-la presa ao baudrier, muitos escaladores utilizam um elástico para manter a fita junto ao mosquetão. O String da Petzl é um dos elásticos mais conhecidos.Só que utilização de tais elásticos exige cuidado. Caso a fita, ao ser manuseada, entre no mosquetão em que está clipada e presa por um elástico, o escalador corre um grande risco. Veja o desenho abaixo:
Sem o elástico a fita simplesmente sairia do mosquetão e o descuido seria facilmente percebido. Porém com o elástico isso não fica evidente. A fita permanece unida ao mosquetão apenas pelo elástico. Somente ao se apoiar na fita é que o elástico irá arrebentar. Foi o que aconteceu em setembro 08, em Salinas, Friburgo, quando o escalador Guilherme Brito fraturou a perna.

Uma sugestão é utilizar elástico apenas em fitas expressas curtas (unicamente no mosquetão da corda) e evitar em fitas maiores, abertas, em forma de anel.
Contribuição e desenho de Guilherme Brito.

Reportagem 281208 da Fator 2.

Então Se Liga Galera! e Escalare!


Adamaste,

Felipe Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário