quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Coisa gringa!!! Passa Vinte

Há alguns meses atrás, tomei conhecimento da descoberta de um novo point que muitos a descreveram assim: “A parada é gringa!” (uma alusão aos grandes points mundo afora). Apesar das noticias terem sido passadas por escaladores experientes e conhecidos, confesso que achei um tanto exagerado no início, todavia, quando vi as primeiras fotos pensei... “putz!!! Sinistrooo!!!”. Realmente parecia ser tudo aquilo que falaram:

“É um salão gigantesco com aproximadamente 300 metros de largura por 70 metros de altura e com angulação que chega a 50 graus (negativo). Tem fonte de água cristalina ao lado, base plana, fácil acesso e possibilidade para no mínimo 100 vias esportivas." Palavras de um dos conquistadores do local

.

Galera curiosa com a negatividade da pedra

Faltava agora ir lá pessoalmente conhecer tal pedra. Marquei com outros dois escaladores – Roberto Soares “Sinistrão” e o Admilson “Dimi” e partimos no dia 06/12 para conhecer a Pedra, que é conhecida como GRUTA DE PASSA VINTE. Partimos de Resende por volta das 05:30 e em aproximadamente 1:10 já estávamos na pequena cidade de Passa Vinte e posteriormente no ponto final para iniciarmos trilha de acesso a pedra. Uma caminhada de mais ou menos 20-30 minutos em uma trilha limpa e bem marcada. Em fim depois de muito papo sobre as expectativas do local, estávamos na base da pedra.


Cândido na conquista da via Entre a sombra e a escuridão

Realmente, o primeiro contato impressiona visualmente. “É muita pedra!”. A negatividade em alguns setores é tanta que parece uma cave, assim, chuva não é desculpa para não escalar neste point. O potencial da Gruta é realmente enorme. Tem tudo para se tornar TOP no Brasil.


Fauna local


Edir Nunes na via Tomarok


Detalhe para os "Cliffs"


Juliano em mais uma conquista no setor 90°


Conquistadores: Juliano Magalhães, Cândido e Pokemon.

Agora resta desejar aos desbravadores, conquistadores, colaboradores em fim toda a comunidade envolvida muitas vibes positivas para que acertem suas linhas e façam esta promessa virar realidade. A coisa é Gringa!!!

Saluto,

Edir Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário