quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Paraíso dos Boulders - Itatiaia

O Campo Escola Boulders Itatiaia ou Paraíso dos Boulders já foi Um dos points mais visitados pelos escaladores locais na década de 90. Com diversos problemas variando técnicas de aderência a pura explosão.


Visão geral do campo escola. Foto: Roberto Soares

Como o nome já sugere "Campo Escola" é uma excelente opção para quem esta iniciando no esporte, trabalhando o psicológico e as primeiras técnicas de ascensão na pedra. Clássicos como O Teto da loucura VIIa (Boulder Mestre), Oposição da Jararaca (Boulder Cascavel) são cartões de visitas deste point. Ao todo há ceca de 29 problemas catalogados com graus variando entre III a VIIb. Há também o bloco Big Boulder (12m), que conta com três vias equipadas para guiar (Papaléguas, Meteoro e Queimada todas graduadas em VIIa).


Edir entrando no Teto da Loucura

Eu particularmente iniciei minhas aventuras neste lugar, assim, sou suspeito em falar da admiração que tenho por aquelas pedras. Quem ainda não conheçe, reserve um fim de semana e confira. É uma boa dica para variar um pouco e conhecer um pedacinho da história da escalada na região.


Roberto Soares no Teto da Loucura

Como chegar: Sua entrada está situada no 3,5Km, do lado esquerdo da Av. Wanderbilt Duarte de Barros (Estrada do Parque Nacional). Hoje existe uma pequena área para estacionar o carro de onde já é possível avistar algumas pedras no alto do morro. Atravesse o rio Campo Belo e logo avistará a trilha.


fig1 fig2 fig3 fig4

fig1 - Márcio no Boulder X-Rock
fig2 - Thiaguinho no Crucifixo
fig3 - Ricardo Soares na Testa Rachada
fig4 - Edir Nunes Heavy Metal

Característica: Apesar de se chamar Boulders a maioria das vias são feitas em Top rope em função do terreno irregular, não possibilitando na maioria dos boulders o uso do Crash Pad.


fig5 fig6 fig7 fig8

fig5 - Filipe Careli no Boulder X-Rock
fig6 - Marcos Abreiu no Double X
fig7 - Dimi no Meteoro
fig8 - Edir Nunes Morte e vida Severina

Maiores informações, acesse o croquis dos Boulders Itatiaia no RTR
http://rtr.110mb.com

Saluto,
Edir Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário