segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

EEEM Escola de Escalada Esportiva de Maromba

Para a galera que ainda não conhece o trabalho do professor (escalador) Fábio Gandra, vai ae um resuminho do excelente projeto que vem fazendo em Maromba. Parabéns Fábio.

Edir Nunes

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola de Escalada Esportiva de Maromba

O projeto tem por objetivo desenvolver a modalidade esportiva da Escalada ensinando e promovendo a prática na região.

As aulas acontecerão durante a semana no muro de escalada da E.M. Maromba e também na rocha, no campo escola do vale das cruzes.

A Escalada possui caracteres de auto-superação, auto-realização, autoconfiança, memorização, ritmo e percepção, condicionamento físico, técnico e psicológico, etc.


A galerinha aguardando a vez...


Mateus se lançando no dinâmico

Funcionamento

Os horários serão fixados em quatro horas semanais. Os alunos terão freqüência obrigatória em 2 delas.

As inscrições se encerram ao completar 40 alunos. Neste caso haverá uma lista de espera para o preenchimento de vagas abandonadas.

Muro de Escalada

O movimento de escalar é natural do homem e o acompanha desde os primórdios. Com o advento do montanhismo e da escalada em rocha surgem então os primeiros muros de escalada (década de 1970).
Os muros vêm sendo utilizados na escola por alunos de diversas idades, de maneira lúdica ou desportiva. São práticos e ocupam pouco espaço, além de serem adorados pelas crianças. Seu potencial pedagógico é amplo e ainda recém descoberto.

Descrição técnica do muro de escalada da E.M. Maromba:

Muro escolar com facilidades didáticas e grandes possibilidades motoras (gestual esportivo). As facilidades didáticas variam desde a cor homogênea do muro até as vias com intencionalidades subjetivas e etc. O muro deve ser utilizado com pequenas turmas ou grupos (equipes) de treinamento. Suporta pequenos torneios de Boulder (escalada curta). Tem comprimento de 4,40m e altura de 3,20m, possui dois pontos de ancoragem para corda de cima e quatro vias verticais (em I). Capacidade de atender dez alunos por hora/aula. A estrutura é semi-itinerante, podendo ser facilmente desmontada, transportada e remontada em eventos externos. Nesse caso sua capacidade de atendimento é de 20 a 30 crianças por hora.


Vale das Cruzes

Maiores informações sobre o projeto, acesse o BLOG:

EEEM Escola de Escalada Esportiva de Maromba
http://escoladeescaladademaromba.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário